A partir da hoje, segunda-feira, qualquer cliente doméstico pode escolher o seu fornecedor de electricidade, deixando a EDP de ter o monopólio do mercado de consumo eléctrico. A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) disponibiliza no seu site os diferentes comercializadores, as tarifas praticadas por cada um e um guia [pdf] para o consumidor.

A comparação dos preços pode ser feita através da análise comparativa das propostas de fornecimento dos diferentes comercializadores. Na página da ERSE, está disponível um simulador que permite calcular o valor anual das facturas de electricidade, a partir da informação sobre os consumos e as ofertas de preços das empresas no mercado.

No entanto, para já, apenas a EDP se apresentou no mercado livre, já que a Sodesa A, a Unión Fenosa, a Enel Viesgo e a Iberdrola decidiram esperar para ver como evolui o mercado, não se apresentando como fornecedoras de electricidade para os clientes domésticos e pequenas empresas.

Tarifas aumentam no próximo ano

Os preços da electricidade vão disparar no próximo ano, fruto da liberalização do mercado eléctrico, que chega hoje aos consumidores domésticos.

A liberalização terá como consequência um forte aumento das tarifas, ao invés da descida de preços. A situação deve-se ao facto de a entrada dos clientes domésticos no mercado acontecer ao mesmo tempo que o preço dos combustíveis atinge máximos.

A partir de 2007, com a liberalização do mercado da electricidade, vai acabar o mecanismo que limitava a subida das tarifas para os domésticos à inflação prevista para cada ano. Nesse sentido, o aumento dos custos de produção da energia, que se verifica desde 2004, irá reflectir-se na factura dos consumidores.

Carina Branco
Foto: SXC