A FIFA está “muito preocupada com o ‘caso Mateus'”, disse o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Gilberto Madaíl, aos jornalistas, à saída da reunião de hoje, quinta-feira, com o presidente da FIFA, Joseph Blatter. No encontro, marcado “de emergência”, em Zurique, na Suíça, Madaíl explicou os contornos do “caso Mateus” e as diligências que o organismo português tem realizado sobre o assunto.

Não se confirma, para já, a possibilidade da FIFA castigar a Selecção Nacional, suspendendo-a do primeiro jogo oficial na fase de qualificação para o Europeu de 2008, com a Finlândia.

Amanhã, sexta-feira, as explicações vão ser dirigidas para o secretário de Estado da Juventude e Desporto, encontro para o qual também foi convocado o presidente da Liga de Clubes, Valentim Loureiro.

Gil Vicente suspenso de todas as provas nacionais

A Federação Portuguesa de Futebol decidiu ontem, em reunião extraordinária onde participou também o Conselho de Justiça, suspender o Gil Vicente de todas as competições nacionais.

A direcção liderada por Gilberto Madaíl baseia a decisão na violação dos regulamentos da FIFA e da FPF, nomeadamente do artigo 60, que impede os clubes de recorrerem aos tribunais civis por questões de índole desportiva. A federação portuguesa confirmou, ainda, a descida inapelável do clube à Liga de Honra. Com esta decisão, o Belenenses mantém-se na I Liga.

Valentim Loureiro pode ser alvo de inquérito do CJ

O Conselho de Justiça (CJ) da FPF poderá levantar, na sua reunião de amanhã, sexta-feira, um processo de inquérito ao ainda presidente da Liga de Clubes, Valentim Loureiro, por não ter acatado a decisão do CJ no caso Mateus.

Carina Branco c/ Agência Lusa
Foto: FIFA