Os norte-americanos Andrew Fire e Craig Mello foram distinguidos com o Prémio Nobel da Medicina por descobrirem como controlar o fluxo da informação genética numa célula.

A Assembleia Nobel do Instituto Karolinska de Estocolmo comunicou que a descoberta de Fire (à esquerda na foto), da Universidade de Medicina de Stanford, na Califórnia, e Mello (à direita na foto), da Universidade de Medicina do Massachusetts, abrem “possibilidades excitantes” na genética.

Os dois laureados, que receberão um prémio de 1,37 milhões de dólares, estudaram um mecanismo, conhecido como interferência RNA, que “silencia” um determinado gene, impedindo os genes imperfeitos de funcionar.

O trabalho de Fire e Mello abre esperanças na criação de novos medicamentos que controlem esses genes e combatam doenças. A interferência RNA ocorre nas plantas, animais e humanos.

Pedro Rios
Fotos: DR