O norte-americano Edmund Phelps foi distinguido, ontem, segunda-feira, com o Prémio Nobel da Economia 2006 pelo seu trabalho de investigação sobre as relações entre desemprego e inflação.

Com 73 anos, Phelps é professor na Universidade de Columbia, em Nova Iorque. Tem mais de 30 livros publicados. Foi agraciado com o grau de doutor “honoris causa” pela Universidade Nova de Lisboa.

Em comunicado, a Real Academia Sueca de Ciências, que atribui os prémios Nobel, afirma que Phelps “reconheceu que a inflação não depende só do desemprego mas também das expectativas de empresas e trabalhadores sobre aumentos de preços e salários”. Contrariou, desta forma, as ideias económicas que prevaleciam nos anos 60.

Phelps receberá um prémio de cerca de 1,1 milhões de euros, a atribuir no próximo dia 10 de Dezembro, em Estocolmo. Faltam conhecer os prémios da Literatura e da Paz.

JPN
Foto: DR