Festival de Espinho assinala 30 anos de vida com filmes de 28 países.

Durante seis dias, Espinho vai ser palco do Festival Internacional de Cinema de Animação. O Cinanima comemora 30 anos de existência, com um vasto programa competitivo, que envolve curtas, médias e longas-metragens, oriundas de 28 países.

O festival começa segunda-feira, no Centro Multimeios de Espinho, com a ante-estreia da primeira longa metragem de animação produzida integralmente em Portugal. “João Sete Sete” é um filme infantil, realizado por António C. Valente, Carlos Silva, Vítor Lopes, produzido no Cineclube de Avanca.

“A expectativa para a ante-estreia do filme é enorme. É um acontecimento único. Para nós, é uma honra juntar a comemoração dos 30 anos de Festival com a ante-estreia da primeira longa de animação portuguesa”, diz Carla Relvas, do gabinete de imprensa do Cinanima.

No que toca a competição, os filmes são organizados em três grupos: curtas metragens (até 15 minutos de duração), médias (mais de 15 minutos e até 50 minutos) e longas metragens (com mais de 50 minutos). Além disso, os filmes são integrados nas competições nacional ou internacional. Filmes, séries para televisão e primeiro filme são também categorias do concurso.

Este ano três filmes portugueses foram escolhidos pelo júri para integrar a competição internacional. Bélgica, Irão, EUA, Rússia, Índia e Japão são alguns dos 28 países que participam no Cinanima.

Na competição nacional, destaca-se o prémio António Gaio, criado no ano passado em homenagem ao director do festival, e o prémio Jovem Cineasta Português. As sessões competitivas começam no segundo dia do evento mas os vencedores só serão conhecidos no último dia, 12 de Novembro.

Actividades paralelas à competição

Para além da competição, há outras actividades a acontecer no Cinanima. Logo no primeiro dia serão exibidos os filmes premiados no ano passado. As escolas do 1º, 2º, 3º ciclos e secundárias contam com sessões organizadas especialmente para elas.

Entre os dias 7 e 9 acontecem três “workshops”. “Animação de volumes” é o primeiro e será coordenado por Marie Legendre. Segue-se “Criação de Cine-Marionetas”, dado por Cristina Teixeira. O último será sobre “Ilustração”, coordenado por João Fazenda.

O Cinanima comemora os 250 anos de nascimento de Mozart com uma apresentação que vai cruzar música clássica e animação, com a participação da Orquestra Clássica de Espinho.

As escolas de animação também têm o seu espaço no festival. Este ano será apresentado o trabalho desenvolvido pela Scuola Nazionale di Cinema, de Itália, e pela escola irlandesa Dun Laoghaire Institute of Art, Design and Tecnhology.

Durante os intervalos das sessões vão decorrer espectáculos de bailado e performances.

O espaço principal do Cinanima é o Centro Multimeios de Espinho. Outras actividades vão decorrer na Junta de Freguesia e no Casino de Espinho. Os bilhetes custam 3,50 euros para o público em geral e 2 euros para estudantes.

Alice Barcellos
ljcc05011 @ icicom.up.pt