O sistema operativo Windows Vista, o pacote de aplicações Office e a plataforma de correio electrónico Exchange Server são os três novos produtos informáticos da empresa de Bill Gates. As versões para empresas foram lançadas hoje, enquanto as para utilizadores individuais chegam em Janeiro de 2007.

Durante a concepção das novas aplicações, a Microsoft preocupou-se, fundamentalmente, com a simplificação do trabalho em equipa, o aperfeiçoamento e expansão de pesquisas, uma maior protecção de documentos partilhados e o aumento da segurança.

O Windows Vista aposta na segurança e na diminuição de vulnerabilidades. O novo sistema operativo está preparado para combater ataques de “phishing”, responsáveis pelo roubo de dados pessoais, e palavras-passe por via de e-mails fraudulentos.

O Vista detecta ainda problemas na política de segurança em computadores de empresas e impede que um PC com vírus “contamine” os outros.

Novas potencialidades

A mobilidade deste novo sistema operativo oferece aos utilizadores de PC portáteis ferramentas que permitem a partilha de documentos com oito a 12 utilizadores e o acesso a informação de servidores remotos quer estejam ligados à internet ou não.

As novas aplicações do Office têm como objectivo contribuir para um maior sucesso das empresas. A Microsoft inclui, neste novo pacote, uma aplicação de contabilidade (Office Accounting Express), uma aplicação especifica para documentos partilhados (Office Groove), e o Business Contact Manager, para gestão de contactos e tarefas de funcionários.

O Exchange Server 2007 é inovador porque possibilita a gestão de diferentes meios de comunicação: correio electrónico, “voice mail”, chamadas telefónicas, fax e vídeo-conferências.

Os novos produtos informáticos da Microsoft foram testados por cinco milhões de utilizadores. Mas, actualmente, apenas a AMD, HP, Intel e Toshiba estão aptos a trabalhar com o Windows Vista.

A aquisição do pacote Windows Vista vai custar às empresas cerca de 300 dólares (230 euros). Já a versão completa do Office System 2007 sobe o montante para 680 dólares (520 euros).

Sandra Pinto
lj04061 @ icicom.up.pt
Foto: DR