O encerramento de universidades públicas é uma “fantasia”. Foi desta forma que o ministro da Ciência e do Ensino Superior afastou a possibilidade, avançada hoje pelo “Diário Económico” (DE), de fecho de uma das quatro universidades públicas lisboetas.

“Está obviamente fora de questão que encerrem universidades públicas. Nunca esteve em cima da mesa, trata-se de uma fantasia”, afirmou Mariano Gago, em Coimbra, citado pela Lusa.

A edição de hoje do DE noticia que a possibilidade de fechar uma das quatro universidades lisboetas – Nova, Clássica, Técnica ou ISCTE – foi abordada pelo reitor da Universidade Nova de Lisboa, Leopoldo Guimarães, num debate que decorreu na reitoria da Universidade de Lisboa, na quinta-feira passada. Segundo Mariano Gago, a notícia surge de uma “pura declaração fantasiosa”.

O ministro confirmou ainda que a análise da rede de ensino superior pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) será apresentada dentro de nove dias, em Lisboa.

JPN
Foto: Arquivo JPN