As comemorações do 86.º aniversário do PCP vão ser marcadas, uma vez mais, pela evocação do líder histórico dos comunistas, Álvaro Cunhal. Desta feita, o motivo é a divulgação do primeiro de oito volumes da série “Álvaro Cunhal – Obras Escolhidas”, que reúne textos escritos entre os anos de 1935 e 1947. Trata-se de mais de 800 páginas de material publicado em várias formas, desde a imprensa clandestina do PCP até cartas e folhetos.

Em declarações ao JPN, Francisco Melo, editor das Edições Avante e coordenador do projecto, destacou a importância de “dar a conhecer aos leitores o que foi a obra de Cunhal”. O material agora publicado “só estava acessível a investigadores ou era do conhecimento dos militantes mais antigos”, frisou.

O volume inicial centra-se nos primeiros anos de actividade do dirigente do PCP. “É um Cunhal em formação, ainda estudante. Nos anos 40 forma-se o grande dirigente, há a construção do seu pensamento fundamental”, refere Francisco Melo. O livro aborda também a reorganização do partido e a importância do PCP nos movimentos grevistas, acontecimentos que marcaram a década de 40.

A compilação de textos de Álvaro Cunhal trouxe desafios ao coordenador. “A maior dificuldade foi o processo de cotejamento entre versões de forma a clarificar o texto definitivo”, sublinha Francisco Melo. Muito do material atribuído ao líder histórico do PCP carecia de certificação.

Outro obstáculo prendeu-se com “as notas de referência e de enquadramento histórico dos textos. Cunhal utilizou edições antigas que não estão disponíveis”.

Em relação ao restante da série, Francisco Melo adiantou que a intenção é “publicar dois volumes por ano. O próximo sairá em Novembro, assinalando o nascimento de Cunhal, e irá compreender o período de 1948 a 1964”.

Dois inéditos de Cunhal

O primeiro volume da série “Álvaro Cunhal – Obras Escolhidas” conta com dois escritos inéditos: a primeira parte da carta para José de Sousa no Tarrafal e uma outra para a Organização Comunista Prisional do mesmo estabelecimento.

Destaca-se ainda a extensa correspondência entre Cunhal e outros dirigentes comunistas datada da época após a reorganização do partido (1940-41) e com base na qual alcançou a liderança.

A apresentação do livro está marcada para esta terça-feira, às 18h, no Hotel Altis, em Lisboa.