A mulher detida esta segunda-feira acusada de sequestro agravado de uma criança no Hospital Padre Américo/Vale de Sousa, em Penafiel, há um ano, é presente esta terça-feira no tribunal da cidade para interrogatório, que deverá confirmar a sua detenção.

A alegada raptora, uma mulher de 37 anos, foi detida segunda-feira em Valongo pela PSP. A denúncia foi feita pelo companheiro, Carlos, e pela irmã deste.

A mulher confessou tudo às autoridades, justificando o sequestro com a necessidade de manter a relação com o companheiro.

O companheiro terá descoberto a verdade no domingo, quando reconheceu a mulher, que teria sido vista a entrar com um saco no hospital, nos fotogramas divulgados na Internet pela PJ. A esta já se juntavam suspeitas antigas como a de a alegada raptora não permitir o registo da criança.

A criança raptada com três meses de vida, há pouco mais de um ano, estava de boa saúde e era bem cuidada.

A criança, chamada Sara, estava, no entanto, já registada como Andreia Elisabete. A bebé e os pais biológicos, Isaura e Albino Pinto, foram segunda-feira submetidos a testes de ADN para comprovar a filiação. No final da semana, a criança deve já estar em casa dos pais.

O casal tem mais seis filhos. A mais velha, de 17 anos, vive com a avó.Três vivem com os pais na freguesia de Cernadelo, em Lousada. Dois filhos, de nove e 10 anos, estão aos cuidados de uma família de acolhimento.

Em Cernadelo, Lousada, os vizinhos preparam a festa de baptizado para a chegada de Andreia, que há mais de um ano foi retirada à família com três dias de vida.