“Novos Media: uma Babel às costas”. É o tema das X Jornadas de Comunicação da Universidade do Minho (UM), que decorrem esta terça e quarta-feira, no Campus de Gualtar, em Braga.
As jornadas apresentam “um leque de painéis de debate sobre diversos temas ligados à comunicação social, seja jornalismo, relações públicas ou publicidade”, explica ao JPN o presidente do Grupo de Alunos de Comunicação Social da UM, Hugo Torres. Os estudantes organizam o evento, em conjunto com a direcção do curso.
“Esta temática foi a escolhida porque é actual. Só se fala dela há cerca de meia década para cá. Temos discutido estes temas e, enquanto não houver uma resposta mais concreta e definida para o futuro dos novos media, vamos continuar a discussão”, afiança Hugo Torres.
Contando com a presença de vultos importantes dos media, quer do panorama nacional, quer figuras reconhecidas a nível mundial, as X Jornadas de Comunicação Social da UM vão aglomerar várias gerações e especializações num só espaço.
“Eventos destes são importantes já que trazem experiência de fora para dentro, isto é, do mercado de trabalho até nós”, explica o aluno. Assim se proporciona “uma visão diferente das diversas áreas ligadas aos media – uma visão não académica, mais pragmática”.
Bill Kovach é o mais esperado
A conferência de Bill Kovach, agendada para quarta-feira às 11h30, será o auge das várias sessões de debate. Co-autor do livro “Os Elementos do Jornalismo”, Kovach é um dos fundadores do Committee of Concerned Journalists, uma união de directores, proprietários e académicos que tem como objectivo debater e investigar os fundamentos do jornalismo, promover maior compreensão desses princípios por parte do público e corresponsabilizar por eles os donos e gestores das empresas jornalísticas.
O jornalista americano, cuja presença é possível devido a uma cooperação com o Clube de Jornalistas e a UM, estará presente para responder a questões colocadas pelos estudantes, num debate moderado por Joaquim Fidalgo.