O Algarve recebe esta quinta-feira a 41ª edição do Rali de Portugal, que volta a marcar presença na competição mundial de automobilismo, seis anos depois da prova em terras lusas ter sido excluida. O Automóvel Club de Portugal (ACP) cumpriu a promessa de fazer regressar a prova portuguesa ao World Rally Car (WRC).

A prova desta quinta-feira tem início marcado para o Estádio do Algarve, onde se vai realizar uma super especial de 2,03 km de extensão, que será disputada em simultâneo por duas equipas, numa dupla pista de alcatrão misturada com borracha reciclada montada para o efeito.

Os amantes do automobilismo vão poder assistir a um duelo de gigantes. Os dois principais candidatos ao pódio são o francês Sébastien Loeb, que vai correr com um Citroën C4, e o finlandês Marcus Gronholm, num Ford Focus.

Candidatos ao pódio são também o espanhol Daniel Sordo (Citroën) e o finlandês Mikko Hirvonen (Ford). Outros nomes sonantes na prova são Peter Solberg, que vai participar com um Subaru, e Armindo Araújo, com um Mitsubishi Lancer, apesar do incidente que ocorreu esta manhã às 9h48, no qual o piloto português atropelou três fotógrafos e dois espectadores, devido a uma falha nos travões durante o “shakedown”.

Foi para evitar este tipo de acidentes que a organização teve a preocupação de criar zonas próprias para o público poder observar as provas, com o mínimo de riscos. Fernando Petronilho, membro da organização, disse ao JPN que “as vítimas encontravam-se numa zona de acesso proibido”.

Amanhã, sexta-feira, disputam-se os restantes troços da primeira etapa (Tavira, Serra de Tavira e São Brás de Alportel), que serão percorridos duas vezes cada, numa distância total de 325,47 quilómetros, 122,79 cronometrados e 202,68 a contra-relógio.

No sábado, os pilotos têm pela frente uma segunda etapa com mais seis provas de classificação, com dupla passagem por outros três troços (Silves-Ourique, Ourique e Almodôvar), que terá um total de 412,78 quilómetros, 152,92 a contra-relógio e 259,86 de ligação.

O Rali de Portugal, 5ª prova da competição mundial WRC, termina no próximo domingo, com as quatro últimas provas de classificação com dupla passagem por Loulé-Almodôvar e Loulé. Estas provas antecedem o encerramento da terceira e última etapa do rali, no Estádio Algarve, com a super especial de encerramento e a cerimónia de pódio.

Fernando Petronilho assegura que “a organização está a fazer o melhor possível para garantir que em 2008 a competição mundial volte a integrar o Rali de Portugal”.