Novo fôlego para os empregados da Rohde: a empresa de calçado de Santa Maria da Feira voltou esta segunda-feira a funcionar. A laboração, que estava suspensa desde 23 de Março, deveu-se às incertezas relativamente às perspectivas da empresa-mãe, na Alemanha.

Os trabalhadores terão sido informados esta segunda-feira de manhã e terão trabalho assegurado para três meses, já que existe uma encomenda de um cliente que garante os empregos dos cerca de 1.300 empregados, pelo menos num futuro próximo.

A encomenda terá sido recebida “através da Alemanha, para outra empresa”, como divulgou a presidente do Sindicato dos Operários do Calçado de Aveiro e Coimbra, Fernanda Moreira. Serão esses pedidos de trabalho que sustentarão a produção neste trimestre.

O sindicato está optimista com a retoma do trabalho. É “um bom sinal”, considerou Fernanda Moreira. Nesta semana, mais desenvolvimentos serão desvendados a partir da Alemanha, no que respeita ao futuro da Rohde. Recorde-se que a empresa enfrenta um processo de insolvência.

Os trabalhadores da Rohde receberam na passada quinta-feira metade dos salários relativos a Fevereiro. Afigura-se a possibilidade da tomada de decisões, já amanhã, quarta-feira, quanto ao plano de viabilização da empresa, conforme informou o gestor judicial da multinacional.