Figo conquistou o segundo título pelo Inter de Milão, o vigésimo da sua carreira. Tiago comemorou o hexacampeonato do Olympique de Lyon.

Dois jogadores portugueses sagraram-se, este fim-de-semana, campeões. Um em Itália, outro em França. Luís Figo conquistou o segundo “scudetto” ao serviço do Inter de Milão e Tiago festejou o hexacampeonato do Olympique de Lyon.

Após ter vencido no terreno do Siena por 2-1 e beneficiando da derrota do seu principal perseguidor, a AS Roma, diante da Atalanta, também por 2-1, o Inter de Milão assegurou hoje, domingo, o seu 14.º título italiano.

A vitória dos milaneses no campeonato há muito que era esperada. Depois de ter sido adiado na passada quarta-feira, fruto do desaire diante da AS Roma em Milão, desta vez, o triunfo não fugiu aos “nerazurri”. O defesa Marco Materazzi foi o herói do jogo ao marcar os dois golos num jogo em que Luís Figo esteve ausente, mas que não o impede de juntar ao currículo o 20.º título da sua carreira.

Com a despromoção da Juventus à segunda divisão e a penalização de oito pontos decretada ao AC Milan, na sequência do escândalo de corrupção que abanou o futebol italiano, o Inter de Milão não teve dificuldades em segurar o primeiro lugar. Com 33 jornadas decorridas, a equipa orientada por Roberto Mancini leva 16 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, tendo alcançado, até ao momento, 26 vitórias, seis empates e apenas uma derrota.

Hegemonia do Lyon continua em França

Também sem surpresas, o Olympique de Lyon comemorou ontem o seu sexto campeonato consecutivo, mesmo ainda sem ter jogado, uma vez que o Toulouse, até hoje na vice-liderança, foi derrotado pelo Rennes por 3-0. O campeão francês tem agora uma vantagem de 17 pontos sobre o Lens, que subiu ao segundo posto, depois de ter vencido no seu terreno o Le Mans por duas bolas a zero.

Tiago conquista, assim, o seu terceiro campeonato da carreira, o segundo ao serviço do clube francês, que em 2005 o contratou ao Chelsea, onde conquistou a Premier League, sob a orientação de José Mourinho.