Era uma “falha” no teatro universitário do Porto, mas está prestes a deixar de existir. De 23 a 31 de Maio, o Teatro Sá da Bandeira acolhe o “INPUT” – Festival Anual de Teatro da Universidade do Porto, organizado pela recém-criada Plataforma dos Grupos de Teatro da Universidade do Porto (UP).

O festival foi criado como “estratégia de projectar o teatro universitário”, afirma Lino Pereira, do TIC TAC, grupo de teatro universitário da Faculdade de Ciências da UP. João Lemos, do Teatro Universitário do Porto (TUP), admite que era “uma falha” o Porto não ter um festival deste género, “à semelhança de outras cidades no país”.

A criação do “INPUT” é apenas um dos objectivos da Plataforma, que se destina a criar um fluxo de informação entre todos os grupos de teatro universitário da UP, mantendo a sua identidade. “Até há uns anos atrás, ninguém sabia muito bem o que os outros grupos andavam a fazer”, diz João Lemos, que reconhece que no meio teatral a partilha de contactos é muito importante.

À procura de um local para ensaiar

O aparecimento e desaparecimento dos grupos de teatro é comum no meio universitário. Com a criação da Plataforma, todo o material e informação reunidos por um grupo de teatro em vias de extinção é salvaguardado, “para quem quiser reiniciar não tenha de começar do zero”, declara João Lemos.

A Plataforma quer melhorar a colaboração com a Reitoria da UP, em termos logísticos, de divulgação e de patrocínios. Ter um espaço próprio para reuniões e ensaios também consta da lista de objectivos.

O festival “INPUT” conta com a participação de vários grupos da UP: TUP, Engenharte (Faculdade de Engenharia), Máscara Solta (Faculdade de Letras), Sobretudo (Faculdade de Belas Artes), S.O.T.A.O. (ICBAS), TIC TAC (Faculdade de Ciências) e X-Acto (Faculdade de Psicologia). Também vão estar presentes o GreTUA (Universidade de Aveiro), o TEB (Instituto Politécnico de Bragança) e o TeatrUBI (Universidade da Beira Interior).