A Universidade do Porto (UP) quer lançar a primeira edição da bienal de arte e cultura em 2009. O projecto ainda está na fase de planeamento e procura de patrocínios, mas, segundo o vice-reitor Jorge Gonçalves, “o reitor está fortemente empenhado para que esta iniciativa avance”.

A cultura “é uma área que a UP está interessada em promover”, afirma ao JPN Jorge Gonçalves. Exemplos dessa acção cultural que a universidade tem vindo a desenvolver são a exposição “Depósito“, que termina este sábado, e uma exposição tripartida de Gerardo Rueda, que estará patente de 2 de Julho a 15 de Setembro.

“Este tipo de iniciativas destina-se aos estudantes”, declara Jorge Gonçalves, já que a passagem pela universidade privilegia a obtenção de “conhecimentos de diferentes origens”.

Esculturas monumentais na Baixa

Esculturas monumentais do espanhol Gerardo Rueda estão a ser instaladas na zona da reitoria da UP, entre a Praça Gomes Teixeira e o Jardim da Cordoaria.

As estátuas constituem a exposição itinerante promovida pela Fundación Gerardo Rueda e pelo Institut Valencià d’Art Modern, que foi visitada por mais de um milhão de pessoas em Valência e seguirá depois para Nova Iorque (Central Park), Dallas, Madrid (Paseo del Prado) e Valladolid.

A exibição de 60 pinturas e colagens de Rueda no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, e de várias esculturas de pequena dimensão do artista espanhol no átrio sul da reitoria são as outras duas componentes desta exposição, comissariada por Bernardo Pinto de Almeida.

Gerardo Rueda Salaberry (1926-1996) foi um dos rostos do Modernismo espanhol. Fundou o Museo de Arte Abstracto de Cuenca e foi autor de obras como o mural do Museo de Escultura al Aire Libré de la Castellana em Madrid e as portas do pavilhão espanhol da Exposição Universal de Sevilha (1992).

“Depósito” com balanço positivo

A exposição “Depósito: anotações sobre densidade e conhecimento”, que reúne peças dos museus e faculdades da UP, “ultrapassou as melhores expectativas” em termos de visitas, sublinha o vice-reitor. A mostra recebeu “críticas elogiosas e destaques” em revistas de arte nacionais e internacionais, acrescenta.