Abre segunda-feira o E-Learning Café da Universidade do Porto (UP). O espaço foi criado para juntar estudo e convívio e ligar os estudantes das 14 faculdades. “A universidade é de grande dimensão e está distribuída pela cidade. Há poucas oportunidades para a comunidade académica conviver, trocar experiências e conhecimentos”, explica a pró-reitora Lígia Ribeiro.

Situado no antigo bar do complexo residencial da Asprela, junto à estação de metro do Pólo Universitário, o E-Learning Café foi desenhado pelo arquitecto Pedro Leão Neto. Criar “espaços polivalentes”, que permitem múltiplas utilizações, foi a filosofia da reconversão total do antigo bar, revela.

No primeiro piso, funcionará uma cafetaria, cuja ementa será elaborada por professores da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, uma zona chill out e uma sala multimédia. No segundo andar, há uma sala de trabalho com 24 computadores ligados à Internet.

Novas tecnologias

Todas as salas vão estar equipadas com projectores, computadores e acesso sem fios à Internet, estando ainda disponível o acesso a câmaras de vídeo e computadores portáteis, que podem ser requisitados, refere Lígia Ribeiro.

Como o nome indica, o projecto tem como objectivo ajudar os alunos a utilizar as plataformas de e-learning da UP, através do apoio prestado por estudantes preparados para o efeito.
Segundo a UP, “vai ser desenvolvido um intenso programa cultural com o apoio das associações de estudantes das várias faculdades”.

“O E-Learning Café será palco de workshops, performances, tertúlias, concertos, sessões de cinema e teatro, instalações e mostras de trabalhos de estudantes, entre outras actividades”, diz a instituição em comunicado.

A UP está a equacionar a abertura de espaços semelhantes nos restantes pólos da universidade – Campo Alegre e centro do Porto.

O E-Learning Café estará aberto durante toda a semana (fim-de-semana incluído) e terá um horário alargado (das 10h00 às 2h00).