A 28ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto arranca esta segunda-feira com “Este País não é para Velhos”, dos irmãos Joel e Ethan Coen, o grande vencedor da noite dos Óscares.

Mário Dominsky, da direcção do festival, realça que “a programação nocturna será muito forte, vocacionada para um público mais alargado”. Já “os filmes da tarde e semana são orientados para um público mais cinéfilo”, acrescentou ao JPN.

O “Fantas” em números

359 filmes
64 filmes em competição
12 salas
Oito cidades envolvidas
38 países representados

Entre a programação do festival, que dura 14 dias, destacam-se nomes como Lars Von Trier, Dreyer ou Anders Thomas Jensen, exemplos da cinematografia dinamarquesa, premiada já varias vezes no Fantasporto, e que será também ponto de retrospectiva nesta edição.

Alejandro Jodorowsky é presença de destaque do cinema chileno. A obra do génio do surrealismo estará igualmente em retrospectiva, da qual ressalta, entre outros, “Santa Sangre”, muito elogiado pela crítica.

No encerramento do Fantasporto 2008, encontra-se em foco a dupla de sucesso Stephen King e Frank Darabont, autores de “The Shawshank Redemption”, entre outras obras de renome. “The Mist” é a película de destaque de King e Darabont, reservada para a despedida da 28ª edição do festival do cinema fantástico.

Homenagem a Fernando Lopes

A edição deste ano vai contar com “uma presença fortíssima do cinema português”, diz António Reis, elemento da direcção do festival.

Manoel de Oliveira é a estrela da Semana dos Realizadores. No ano em que faz 100 anos, o aclamado realizador – homenageado com o Prémio de Carreira no “Fantas” de 2006 – dará nome ao Grande Prémio da Semana dos Realizadores, que passará a ser designado por Grande Prémio Manoel de Oliveira.

Outro dos pontos fortes do evento será a homenagem de relevo ao cineasta Fernando Lopes, através de uma retrospectiva com alguns ds maiores filmes do cineasta português, como “Belarmino”, “O Delfim”, “98 Octanas” e “Crónica dos Bons Malandros”.

No final do festival será atribuído o Prémio Carreira a Fernando Lopes, cuja obra “marca a diferença do cinema português dos anos 60”, segundo Mário Dominsky. A homenagem incluirá também a passagem da película “Lovebirds”, do realizador Bruno Almeida, em que Fernando Lopes surge como actor num papel semi-biográfico. A vida do cineasta será ainda realçada num documentário biográfico da autoria de João Lopes.

Quase uma centena de filmes portugueses

Quase uma centena de filmes nacionais vão passar no “Fantas”. Edgar Pêra entra na competição da Semana dos Realizadores com o filme “Rio Turvo”. Leonel Vieira, com “Julgamento”, e Luís Galvão Teles, com “DOT.COM”, estão presentes na Secção Oficial Panorama do Cinema Português. “Um Mundo Catita”, a viagem ao imaginário de Manuel João Vieira, conhecido pelo projecto Ena Pá 2000, é exibida pela primeira vez no Porto.

Prémio de Carreira para Max von Sydow

O Fantasporto atribui o Prémio Carreira a Max von Sydow, o actor preferido de Ingmar Bergman, no ano em que completa 80 anos. A sua colaboração com o realizador sueco estendeu-se a 13 películas. A carreira de Sydow incluiu ainda papéis tão diversos como o imperador Ming em “Flash Gordon”, o artista Frederick em “Ana e as suas irmãs” ou o padre Lankester Merrin em “O Exorcista”.