O vice presidente de Gaia, Marco António Costa, diz que “2007 foi o ano recorde de despedimentos na região norte”.

Em conferência na Casa Presidencial, esta segunda-feira, Marco António Costa revelou que em 25 de Janeiro deste ano solicitou ao administrador do grupo Jerónimo Martins que parte dos 450 postos de trabalho que o grupo vai abrir sejam canalizados para trabalhadores que forem despedidos da Yazaki, cuja resposta foi afirmativa. No entanto, não quis confirmar quantos trabalhadores vão ser recrutados pela Jerónimo Martins. “Se forem 100 ou 150 são vidas”, alegou.

O autarca comunicou que a Câmara de Gaia está a reunir esforços em parceria com o Governo, sindicatos, a Jerónimo Martins e o Instituto do Emprego e Formação Profissional para tentar solucionar o problema dos 400 despedimentos anunciados pela Yazaki no mês de Abril.

Marco António Costa disse que no mês de Abril vai ser apresentado um plano e que o IEFP tem “um papel preponderante na integração dos trabalhadores” que vierem a ser despedidos pela empresa japonesa, através do fornecimento de bolsas de procura de emprego.

O vice-presidente garantiu aos jornalistas que há oferta de trabalho no concelho noutras áreas de produção. “Existe uma empresa que exporta bicicletas para a China que precisa de mão-de-obra, mas o pagamento de salário não se coaduna com as expectativas das pessoas”, exemplificou.

Novos investimentos do IKEA

Marco António Costa reuniu-se esta segunda-feira com os representantes do IKEA para discutir uma nova unidade de investimento no concelho, mas os resultados da reunião “só oportunamente” serão tornados públicos.

Outra das preocupações que Marco António Costa fez chegar até à administração da Yazaki foi a de evitar o despedimento em simultâneo de casais. Situação que, segundo o autarca, a empresa disse que teria em atenção.

Marco António Costa denunciou ainda “outros pequenos despedimentos que se passam todos os dias e que ultrapassam o número apresentado pela Yazaki e que a comunicação social não comenta”.

A Yazaki Saltano opera em Portugal desde 1986. Além de Vila Nova de Gaia, possui ainda mais duas fábricas em Ovar.