Uma parceria entre a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e a Porto Secret Spots vai permitir ao público conhecer os dois locais emblemáticos dedicados à produção científica. Os guias das visitas são estudantes universitários dos cursos de Física e Geologia.

No Observatório Astronómico de Gaia, o objetivo é refletir sobre a perceção do tempo e as diferentes formas de ele se manifestar. Foto: Pedro Pettenazzi

O Observatório Astronómico de Gaia e o Instituto Geofísico da Universidade do Porto, situados, respetivamente, no Monte da Virgem e na Serra do Pilar, inauguram no próximo sábado (6) um horário para visitas do público.

A iniciativa resulta de uma parceria entre a empresa promotora, a Porto Secret Spots, e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), entidade responsável pelas duas infraestruturas pertencentes a Vila Nova de Gaia.

No Observatório, a proposta é conhecer parte da história e evolução dos equipamentos ali presentes, promovendo assim uma reflexão da “nossa perceção do tempo” e as diferentes formas de manifestação “que ele representa”, explicou ao JPN o estudante de licenciatura em Física da FCUP, Rodrigo Oliveira, um dos guias responsáveis pelas visitas.

O Observatório é um dos três edifícios especializados no mundo a conter um Círculo Meridiano de Espelho, juntamente com os exemplares existentes em São Petersburgo, na Rússia, e Ottawa, no Canadá. A estrutura gaiense, no entanto, é a que se encontra em melhores condições de conservação.

Já o Instituto Geofísico promete uma experiência imersiva numa antiga estação para rastreamento de abalos sísmicos. Construída em colaboração com os Estados Unidos, a base teve origem nos primórdios da Guerra Fria, quando foi acordado que os testes militares deveriam ser realizados debaixo da terra.

No edifício existem quatro salas, das quais duas são inacessíveis ao público – onde estão os aparelhos sensíveis que realizam a medição da frequência dos sismos – e outras duas, com acesso, onde estes abalos são registados – antes em papel, hoje, pelo computador.

Os dados provenientes dos equipamentos são enviados ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que também realiza boletins sísmicos. No final da visita é possível disfrutar, do topo da Serra do Pilar, de uma vista sobre as seis pontes que ligam Gaia ao Porto.

Estudantes e jovens cientistas asseguram as visitas guiadas

Até à data, estes locais possuíam apenas um propósito científico, sendo geridos pela FCUP. O interesse da Porto Secret Spots em fomentar uma parceria surge desde 2019. Porém, com o período pandêmico, em 2020, as conversas acabaram por serem adiadas até a conclusão do projeto, que só foi possível este ano.

À FCUP cabe garantir o enquadramento científico. Desta forma, os guias são estudantes e jovens cientistas das áreas da Geologia e da Física, que usarão linguagem acessível a todas as pessoas.

De início serão feitas duas sessões, às 15h00 e 16h30, unicamente aos sábados, mas uma expansão de horários, se a procura o justificar, não é descartada pelos organizadores. Para além disso, durante a semana, há disponibilidade para receberem excursões escolares.

Cada visita, com duração aproximada de 45 minutos, tem um custo de 12 euros.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro