As tarifas do gás natural vão descer, em média, 2,8% para os consumidores domésticos e 5,2% para consumidores industriais. As novas tarifas (em PDF), em vigor já em Julho, para consumidores finais foram definidas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e têm como grande objectivo diminuir a diferença de preços entre regiões, de forma a chegar a uma uniformização tarifária.

Os consumidores domésticos de Trás-os-Montes e Minho interior vão sentir a maior redução, de 19,6% na Dourogás e 12,3% na Duriensegás. A Medigás, no Algarve, vai descer 11,9%, a Paxgás, do Alentejo, 10,3% e a Dianagás, com menos dez por cento. Na capital do país, a Lisboagás desce o tarifário em 2,2% enquanto a Setgás (Setúbal) vai manter o preço. O litoral centro (Lusitâniagás) e a região do Porto (Portgás) vão ter descidas de, respectivamente, 1,8 e 2,8%.

As variações das tarifas de gás natural são diferenciadas de região para região, ao contrário do que acontece com a electricidade. Em média, os preços baixam 1,5%, sendo que os grandes consumidores, com consumos superiores a dois milhões de metros cúbicos vão ver a factura subir 0,5%.

A partir de Julho, os clientes de gás natural deixam, também, de efectuar o pagamento de encargos relativos a contadores. A proposta da ERSE vai ser ainda submetida à avaliação do conselho tarifário, composto pelas empresas reguladas e pelos consumidores.