O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, esteve no passado sábado na Avenida dos Aliados para apresentar o dispositivo de combate aos incêndios florestais do Porto. Foi debaixo de um dia de sol que bombeiros, GNR, Exército e outras forças de segurança receberam o representante do Governo.

Fases do dispositivo de combate a incêndios florestais

Alfa – de 1 de Janeiro a 14 de Maio
Bravo – de 15 de Maio a 30 de Junho
Charlie – 1 de Junho a 30 de Setembro
Delta – 1 de Setembro a 15 de Outubro
Echo – 16 de Outubro a 31 de Dezembro

Rui Pereira aproveitou a ocasião para lembrar a importância das florestas e para apelar à população para conservação do património florestal. O governante destacou a importância da reforma “vasta e profunda” do estado na protecção civil e a cooperação entre várias forças.

A nível nacional, Rui Pereira salientou a criação da fase “Echo”, que permite que o país esteja em alerta 12 meses por ano. Este ano, Portugal conta com 56 meios aéreos, nove dos quais propriedades do Governo, mais de 2.300 viaturas e cerca de 9.600 homens e mulheres. “Hoje temos um dispositivo mais forte do que em anos anteriores”, acrescentou. O representante do governo terminou com o lema “Portugal sem fogos depende de todos”.

Coube ao comandante distrital de operações de socorro do Porto, José Teixeira Leite, a apresentação do dispositivo de combate. Teixeira Leite começou por destacar o facto de o distrito do Porto ter 55% de área florestal que estão sob a alçada de 45 corpos de bombeiros voluntários, um batalhão de bombeiros sapadores e uma companhia, que contam com o auxílio da múltiplas entidades.

Base de apoio logístico e heliporto marcam diferença em 2008

Teixeira Leite avançou ainda que na fase de maior risco de ocorrência de incêndios, a fase “Charlie”, o distrito vai contar com “754 homens e mulheres em regime de permanência”. O responsável destacou ainda algumas inovações em relação a 2007.

O distrito conta agora com duas infra-estruturas de apoio distritais ao dispositivo renovadas. Uma delas é a base de apoio logístico da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Paredes. Na fase “Bravo” entrará em funcionamento um heliporto da futura Base Permanente de Helicópteros na Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Baltar, que em breve terá condições de operação a todo o tempo. Teixeira Leite reforçou por fim a reestruturação do Sistema Integrado de Gestão de Emergências do Porto (SIGEP).

A governadora civil do Porto, Isabel Oneto, agradeceu o apoio do Ministério da Administração Interna e a dedicação das forças que combatem os incêndios no Porto. “Mais do que uma honra é um privilégio trabalhar com estes homens e mulheres neste distrito, que dá o melhor de si e tem provado que está à altura das suas responsabilidades”, concluiu.

Até dia 4 de Maio, o ministro da Administração Interna vai apresentar dispositivos de combate a incêndios por todos os distritos do país.