Diogo Dalot, João Cancelo, Danilo Pereira, Otávio, Rúben Neves, Vitinha, João Félix e Cristiano Ronaldo não vão jogar. Este vai ser o primeiro de dois jogos amigáveis de preparação para o Campeonato Europeu de Futebol.

A seleção está a preparar-se para o jogo com a Suécia. Foto: FPF/Facebook

A seleção portuguesa vai defrontar a Suécia esta quinta-feira (21), no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães. Este será o primeiro de dois jogos amigáveis de preparação para o Campeonato Europeu, sendo que o segundo acontece na próxima terça-feira (26) contra a Eslovénia.

Este jogo vai ser o maior teste da seleção portuguesa desde o Mundial. Após ter sido eliminada por Marrocos no Catar, a adversária mais difícil da seleção portuguesa até agora terá sido a Eslováquia, número 48 do ranking de seleções da FIFA. A Suécia não só é melhor em termos de ranking (23.ª classificada), mas é melhor em termos de qualidade também. Enquanto as outras seleções contam com apenas um grupo restrito de jogadores a jogar ao mais alto nível, a Suécia tem um grupo talentoso, com presença em grandes clubes.

A equipa lusa não vai contar com oito jogadores: Diogo Dalot, João Cancelo, Danilo Pereira, Otávio, Rúben Neves, Vitinha, João Félix e Cristiano Ronaldo. Esses jogadores só se vão juntar ao plantel antes do jogo com a Eslovénia. Francisco Trincão, que foi convocado, não vai estar presente, mas por lesão. No seu lugar, foi chamado Dany Mota, do Monza.

Segundo a imprensa sueca, a seleção nórdica deve iniciar com um quarteto de ataque que conta com Anthony Elanga, Dejan Kulusevski, Alexander Isak e Viktor Gyökeres. Os quatro marcaram 65 golos nas respetivas ligas, sendo 32 deles da autoria do craque do Sporting. Além do potente ataque, a Suécia deve contar com Robin Olsen na baliza, Emil Holm, Isak Hien, Victor Lindelöf e Ludwig Augustinsson na defesa, e Mattias Svanberg e Hugo Larsson de médios para formar um 4-2-3-1.

“Gyökeres é uma das melhores contratações do mercado europeu”

Na conferência de imprensa desta quarta-feira, o selecionador português Roberto Martínez foi questionado sobre as credenciais do selecionador da Suécia, que, assim como o espanhol, treinou no Championship, a segunda divisão inglesa. “Sei o que ele fez no futebol britânico. É muito bom treinador, já esteve envolvido num Mundial. Vamos ver com ele uma força muito ofensiva da Suécia e desejo-lhe o melhor para o futuro”, afirmou.

Sobre os ausentes e o confronto com a Eslovénia, Martínez disse que foi uma decisão calculada e que não vai sofrer alterações com o resultado do primeiro jogo: “Está tudo tratado, porque todas as decisões têm um motivo, uma razão. A informação que temos nos clubes, os que precisamos de trabalhar, os que ficam cá e os que vão depois para o estrangeiro. Está tudo tratado, não estamos à espera de ver o que acontece contra a Suécia“, explicou.

Quando questionado sobre como parar Viktor Gyökeres, Martínez não poupou elogios ao ponta de lança sueco: “O Viktor Gyökeres é uma das melhores contratações do mercado de verão no futebol europeu. No futebol português, é fantástico, mas precisamos de trabalhar a linha defensiva, não olhamos só para um jogador. A Suécia tem uma disposição de jogadores atacantes de um patamar que a nossa organização defensiva precisa de estar perfeita. É uma oportunidade única para trabalhar os conceitos europeus e não para parar um jogador apenas“.

O jogo vai ser transmitido às 19h45, na RTP 1 e na SportTV 1.

Editado por Inês Pinto Pereira