Para assinalar os dez anos, a Comic Con Portugal regressa esta quinta-feira (21) ao Norte com o mote “Be Whatever You Want”. O maior evento cultural do país vai estar na Exponor, em Matosinhos, até domingo (24).

Paulo Rocha Cardoso, Comic Con Portugal

Paulo Rocha Cardoso, diretor executivo da Comic Con Portugal, descreve os últimos dez anos como uma “incrível jornada”. Foto: Raquel Pardilhó/JPN

“São dez palcos e dez anos” e espera-se que, nesta edição, o recinto da Comic Con Portugal acolha (pelo menos) 160 mil pessoas ao longo dos quatro dias do evento que vai ter lugar na Exponor, em Matosinhos, afirmou Paulo Rocha Cardoso, diretor executivo da Comic Con Portugal, durante a apresentação do programa, esta terça-feira.

Segundo Paulo Rocha Cardoso, o evento vai ocupar todo o espaço da Exponor. Esta necessidade responde à preocupação de “dar espaço para que as pessoas possam circular no recinto.” “O que sentimos nas últimas edições é que o [espaço] era enclausurado”, afirmou. Nos 60 mil metros quadrados de área coberta, a planta foi desenhada de modo que o recinto seja “uma experiência” e “tenha uma mensagem” alusiva aos dez anos de uma “incrível jornada” que fez o evento chegar até à atualidade.

“Ao longo destes quatro dias, teremos mais de duzentas iniciativas, mais de 35 ativações, mais de cinquenta marcas, que estão presentes no evento. Por isso, todas as pessoas terão muitas vezes de escolher o que está a ocorrer em determinado auditório e, por sua vez, ter algum tempo para ir experimentar algumas das coisas dos nossos parceiros”, sublinhou Paulo Cardoso.

A edição deste ano, que arranca esta quinta-feira (21) e que se vai estender até domingo (24), trouxe “muitos desafios”, mas o diretor executivo aponta que a melhor forma de comemorar uma década de existência é recuperar o mote inicial “We Can Be Heroes” (“Podemos ser heróis”, traduzido do inglês). Também se vão levantar dez palcos ao longo dos seis pavilhões e atividades que englobam gaming, cosplay, música, literatura e banda desenhada, cinema e televisão e tudo o que engloba a cultura pop.

Segundo o diretor executivo, o cartaz ainda não está fechado, mas, para já, vão passar pela Exponor Finn Jones, Evanna Lynch, Ed Westwick, André Lamoglia, Anna Shaffer, Juan Carlos Fresnaldillo e Raymond Lee, a mais recente confirmação. Fechar o programa a tempo do evento é habitual e deve-se ao facto de haver “sempre alterações em cima da hora, que têm de acontecer, há gravações [no caso de o convidado ser ator] que, por sua vez, têm de acontecer ou atrasam e que, por isso, não é possível cumprir aquilo que estava pré-programado”.

No entanto, Paulo Cardoso promete “grande conteúdo para todos os públicos, grande conteúdo de painéis nacionais na área da literatura, na área de banda desenhada, na área de cinema, muitos conteúdos na área de videojogos, na área dos content creators, na área infantil. Este ano, temos um palco completamente recheado de todas estas novidades”.

Para além de atores, vão passar por Matosinhos vários artistas como Miguelanxo Prado, Daniel Henriques, André Lima Araújo, Stan Sakai e Teresa Valero, assim como escritoras como Stacey Halls, Samantha Shannon, Lucy Angel, A. R. Ruano, entre muitos outros.

Durante os quatro dias, a Comic Con Portugal aposta numa maior inclusão através da legendagem das iniciativas, que vão constar nos painéis principais. Também vai ser possível solicitar um lanyard, em caso de incapacidade visual, para receber o apoio constante de um funcionário dentro do evento e, ainda, uma sala sensorial.

Os preços dos bilhetes, já disponíveis, variam entre os 25 e os 95 euros, sendo que o bilhete diário de criança tem o valor de 15 euros.

A 9.ª edição da Comic Con Portugal conta com o apoio institucional dos municípios do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos e novos parceiros, como é o caso da Lipor, Refood e Sunflower Hidden Disabilities.

O maior evento cultural do país teve a sua primeira edição em dezembro de 2014 na Exponor, em Matosinhos, onde decorreram as edições a seguir. Em 2018, o evento alterou a localização para o Passeio Marítimo de Algés, onde se manteve até 2019. Em 2020, devido à pandemia, a Comic Con (Celebration) passou para o digital. No ano seguinte, ainda condicionada pela Covid-19, o evento realizou-se no Parque das Nações, onde esteve até 2022.

Após um ano de interregno (2023), a Comic Con regressa ao mesmo local onde realizou a primeira edição.

Editado por Filipa Silva