O Bloco de Esquerda (BE) anunciou, esta segunda-feira, que apresentou, no passado dia 9 de Maio, um projecto de resolução na Assembleia da República que “recomenda ao Governo que tome todas as medidas para que não ocorra a demolição do Mercado do Bolhão”.

O deputado municipal José Castro afirmou, em conferência de imprensa, que o Governo deve acompanhar o processo do mercado, “acautelando a sua destruição”.

Este projecto foi apresentado depois de, no princípio de Abril, o BE ter apelado ao Governo para que travasse “a destruição do Bolhão”, após a concessão da exploração do edifício à empresa TramCroNe (TCN) para os próximos 50 anos.

José Castro salientou que o concurso público para a reabilitação do mercado “violou a relação entre a Assembleia Municipal (AM) e a Câmara do Porto”, no sentido em que existem, segundo o deputado municipal, diferenças entre o que foi apresentado à AM e o contrato que veio a ser celebrado com a TCN.

“Tudo indica que a TCN não tem idoneidade técnica para avançar com o projecto”, referiu o bloquista, considerando que há elementos do documento que “demonstram desconhecimento do mercado”. O representante do BE lembrou, também, as suspeitas que caíram sobre a TCN no âmbito de um caso de venda de um imóvel dos CTT em Coimbra.

Na sequência da petição que, em Fevereiro, foi apresentada contra o projecto da TCN para o edifício, o deputado socialista Fernando Jesus encontra-se, actualmente, a realizar uma série de consultas junto dos vários intervenientes no processo do Mercado do Bolhão para depois apresentar no Parlamento o seu relatório.