O ministro das Obras Públicas e dos Transportes, Mário Lino, garantiu, esta segunda-feira, no Porto que o calendário da segunda fase de expansão do metro do Porto é “para cumprir”.

À margem do lançamento da nova linha turística dos eléctricos do Porto, o ministro lembrou que “a decisão política está tomada” e assegurou que não há nenhum problema quanto ao financiamento da expansão.

“O concurso de adjudicação da linha para Gondomar está por dias, pendente apenas de questões burocráticas e a segunda fase vai avançar segundo o calendário definido”, disse Mário Lino, referindo que na próxima segunda-feira, dia 29, tem uma reunião com o presidente da Câmara do Porto para “acertar pormenores”.”A nossa disponibilidade é para avançar”, vincou.

Receios

A semana passada surgiram notícias que davam conta de um possível adiamento da construção das linhas previstas para a segunda fase da rede, depois da secretária de Estado dos Transportes ter afirmado que está a ser preparada uma proposta “mais global”, obedecendo a uma “lógica de futuro”.

Essa proposta, disse Ana Paula Vitorino, deverá estar concluída até ao final deste mês. Em reacção, o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, afirmou que um hipotético adiamento da expansão do metro seria “muito grave”.

Está previsto que a segunda fase do metro do Porto crie as linhas de Gondomar, da Trofa, da zona Ocidental do Porto (Boavista) e que estenda a linha de Gaia até Laborim.