A inauguração do Museu de Marionetas do Porto, programada para Setembro de 2008, foi adiada devido à falta de verbas. O projecto é da autoria do Teatro de Marionetas do Porto que celebrou, na altura, 20 anos de existência.

“Não tivemos praticamente apoio nenhum para a construção”, justifica ao JPN o director artístico do Teatro de Marionetas, José Seara Cardoso. Mesmo assim, em Abril, será inaugurada uma parte do museu. “Abriremos uma sala de exposições pronta para acolher visitas de estudo em que será reunida uma parte do acervo do teatro de marionetas que neste momento conta com cerca de 600 marionetas”, revela o futuro director.

O museu vai estar localizado a cerca de duzentos metros do Teatro de Belomonte (sede do TMP), no nº 22 da Rua das Flores. Composto por três pisos, o edifício irá albergar grande parte das 1200 peças (entre marionetas e objectos cénicos como cenários e adereços) que compõem o espólio daquela companhia teatral (ver caixa).

Museu “mágico”

“Não será porventura um grande museu, mas possuirá o ambiente e a magia apropriados ao universo das marionetas”, pode ler-se no texto de apresentação do Museu de Marionetas do Porto. Orçado em cerca de 200 mil euros o projecto – assinado pelo arquitecto portuense, José Gigante – resulta da renovação de um edifício adquirido pelo TMP, há três anos, na Rua das Flores. No total, o museu cobrirá 500 metros quadrados, divididos por três pisos. O piso de entrada inclui uma zona de acolhimento, um mini-auditório e uma zona administrativa. O material expositivo estará distribuído pelos restantes dois pisos, em espaços enriquecidos com uma forte componente multimédia (iluminação, vídeos, etc).

Falta de apoios

Até ao momento a única instituição a apoiar o projecto do museu é a Fundação Calouste Gulbenkian. Segundo José Seara Cardoso, a Câmara do Porto não se mostrou disponível e “nem sequer respondeu à carta enviada ao pelouro da cultura”. Algo visto como “natural porque essa tem sido a atitude da Câmara em relação às outras iniciativas culturais que se passam fora da cidade”, acrescenta.

O JPN contactou a Câmara Municipal do Porto mas não obteve resposta da instituição em tempo útil. Mesmo sem o apoio da autarquia, José Seara Cardoso acredita que o Museu de Marionetas será um serviço revitalizador da Zona Histórica. “Este equipamento é pequenino e pobrezinho, mas é alguma coisa de honrada e que tem coisas muito bonitas para ver”, explica.

Guardar as memórias de 20 anos de história e mostrá-las num edifício da Rua das Flores é o principal objectivo do Museu de Marionetas. José Seara Cardoso confia que o novo espaço “despertará imenso interesse das instituições escolares e das famílias”.