O mais conhecido site de vídeos do mundo vai lançar a primeira orquestra sinfónica online e um dos violinos vai pertencer a Tiago Santos, o único português entre os 94 músicos que venceram este concurso mundial promovido pelo YouTube.

“Fiquei muito contente. É sinal de que vale a pena o trabalho que eu e o meu professor temos vindo a desenvolver ao longo destes anos”, diz Tiago Santos ao JPN.

A notícia chegou via YouTube, onde foram também realizadas as audições. Concorrer não estava “agendado”: “surgiu a oportunidade e propusemo-nos a trabalhar para isso”, diz Tiago Santos. Entre os muitos “objectivos a trabalhar”, este concurso foi abraçado por Tiago por ser “um projecto inovador” e um “desafio aliciante” que reflecte a ligação “cada vez mais forte entre a tecnologia e a música”.

Tiago Santos viaja em Abril rumo a Nova Iorque para os ensaios da orquestra. O concerto de estreia, o único agendado até ao momento, está marcado para 15 de Abril no Carnegie Hall. A primeira orquestra do mundo online vai apresentar a Sinfonia de Internet Nº1 “Eroica”, composta especialmente para o colectivo do YouTube pelo japonês Tan Dun, autor da banda sonora do filme “O Tigre e o Dragão”.

O concerto vai ser dirigido pelo maestro Michael Tilson Thomas, da Orquestra Sinfónica de São Francisco. Tiago Santos mostra-se entusiasmado não só com a direcção, mas também com os músicos com quem vai partilhar o palco. “Vão ser novas experiências que vamos trocar, novas culturas, novas formas de tocar. É uma oportunidade única que tenho de aproveitar”.

“Incentivo” aos mais jovens

Tiago Santos frequenta a Licenciatura em Música da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco, é professor na Academia de Música de Paços de Brandão e integra a Orquestra Sinfónica da ESART, de onde concorreram à iniciativa do YouTube “quatro alunos da classe do meu professor”, aponta Tiago.

O violinista de 20 anos considera que esta vitória pode servir de incentivo a jovens músicos portugueses. “As pessoas percebem que há grandes projectos e que qualquer um, com trabalho e dedicação, pode chegar lá”.

O empenho de Tiago Santos vai continuar, tendo sempre em vista “novos projectos, concorrer a novas orquestras e estar preparado para as provas. E para ter sucesso”, remata.