Dar mais voz e poder aos polícias, de modo a aumentar a sua motivação na luta contrao crime. Estas são algumas das medidas que constam na estratégia que o PSD apresentou, na semana passada, ao parlamento, no sentido de reduzir os números crescentes da criminalidade em Portugal.

“A estratégia vai ao coração do sistema e não se perde com questões legislativas e outras questões marginais,” declarou Fernando Negrão, ao JPN. Para o deputado, a necessidade de impementar a estratégia surge da necessidade de “combater o aumento brutal que tem tido a criminalidade no nosso país“.

A estratégia proposta pelo PSD assume então três vertentes. “Em primeiro lugar tem a ver com reorganização, em segundo lugar quer tornar mais operacionais os agentes da autoridade e a terceira passa pela motivação destes agentes”, descreve Fernando Negrão.

Para o social-democrata, essa motivação tem que ser feita apenas escutando aquilo que os agentes tem para dizer, disse o deputados do PSD, aproveitando para criticar o governo socialista “por não ouvir nem querer saber do que os agentes da autoridade têm para dizer”.

Quanto a reacção da oposição, o deputado do PSD critica o silêncio em que foi recebida a estratégia. “Elucida o facto de que para além de não possuirem qualquer estratégia, não querem ouvir sugestões da parte de outras forças políticas”.