Mais dinheiro, mais poderes, no fundo, mais autonomia para garantir uma “maior independência das freguesias face às autarquias”. O apelo foi lançado este sábado, pelo presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), Armando Vieira, e marcou o encontro que assinalou o vigésimo aniversário daquele organismo.

Da reunião destinada à discussão do papel das freguesias e da relação com os municípios, resultou a aprovação de uma moção que defende a existência de competências próprias para as juntas de freguesia. O reforço das verbas do Fundo de Financiamento para as Freguesias ou a revisão dos valores das senhas de presença para os eleitos das Assembleias de Freguesia foram algumas das medidas aprovadas pela ANAFRE.

José Carlos Gonçalves, presidente da Junta de freguesia de Massarelos, não esteve presente no encontro, mas concorda com a maior independência das freguesias em relação às autarquias. “A acção das Juntas de Freguesias não deve estar dependente da vontade de um ou outro executivo camarário”, considera.

Em Santarém, palco do encontro da ANAFRE, Armando Vieira reforçou a importância do papel das freguesias junto da população. Ao JPN, José Carlos Gonçalves reforçou esta posição porque “o presidente da junta tem uma maior proximidade com a população e reúne regularmente com as associações que a representam”.

Para o autarca de Massarelos, só os presidentes de junta “percebem as verdadeiras necessidades da população”.