Atendendo à importância crescente do online no quotidiano informativo, o Diário de Notícias (DN) lança, esta quinta-feira, o novo site. Depois da renovação das edições online do Jornal de Notícias (JN) e da TSF, o site do jornal é o próximo a ser alterado, no contexto de “uma aposta da administração para todo o grupo”, salienta a coordenadora editorial do DN, Sofia Vieira.

A responsável sublinha que a decisão de “actualizar todos os sites” partiu da Controlinveste, sendo que a intervenção no DN teria de ser “mais profunda”.

Sofia Vieira salienta que a mudança é uma forma de aproveitar as potencialidades do online. “Havia muitas funcionalidades que são importantes e que são uma mais-valia da utilização da Internet que não estavam a ser capitalizadas pelo Diário de Notícias”, revela a coordenadora.

Já no caso da remodelação do JN, o anterior site “tinha uma série de conteúdos que nem sequer eram visíveis”, salienta o designer da nova página, Nuno Vargas, para quem a prioridade é, mesmo, atender à “necessidade de mostrar os conteúdos e de renovar por uma questão temporal e de novas tecnologias”.

Como é o novo site do DN?

O Diário de Notícias vai ter várias homepages. O novo site vai apostar em quatro canais – Cartaz, Desporto, Bolsa e Gente – e num arquivo gratuito que disponibiliza conteúdos informativos desde 2004. Outro recurso é o reforço da interactividade através de vídeos, galerias e infografias. O DN estará, também, presente nas redes sociais como Twitter, Facebook e MySpace.

O projecto pretende manter “a chancela de qualidade do DN”, até porque, afiança Sofia Vieira, mesmo que o site fosse “estático”, a “qualidade era inquestionável”. O novo site sofre algumas alterações na organização do conteúdo e na exploração dos novos media (ver caixa “Como é o novo DN?”).

Os pontos fortes deste upgrade são, segundo Sofia Vieira, “a quantidade, a qualidade e a profundidade da informação” que se pode encontrar no página. “Nós vamos ter o maior site de informação em português de Portugal”, assegura.

“Vamos dar voz ao nosso leitor – voz e visibilidade”, promete a coordenadora, em alusão a uma área específica do novo site, intitulada “Jornalismo do Cidadão”, que vai receber vídeos, fotografias, “denúncias e opiniões” dos leitores

“É a mesma identidade de sempre”, ressalva Sofia Vieira. “Somos o mesmo jornal com a mesma credibilidade, com dois séculos de história, mas vamos dar um refresh a um jornal que se quer o melhor”, promete a coordenadora editorial.