No Estádio do Dragão, Jesualdo Ferreira apresentou um FC Porto em regime de poupança para a Liga dos Campeões, mas nem por isso a equipa portista diminuiu a qualidade do futebol que tem apresentado. Frente a um Estrela da Amadora em crise e com Ernesto Farías a fazer de Hulk, os «dragões» desde cedo tentaram resolver a partida. À passagem da meia-hora de jogo num livre executado com conta, peso e medida, Bruno Alves colocou os portistas em vantagem.

Na segunda parte, Farías mostrou a Jesulado Ferreira que merece mais oportunidades. Aos 56′ e aos 85′, o avançado argentino mostrou dotes de goleador e carimbou a vitória dos portistas por três bolas a zero. Foi a oitava vitória consecutiva do FC Porto, que se apoxima cada vez mais do “tetra”. A equipa de Lázaro Oliveira, com as dificuldades que tem, mantém-se no décimo lugar com dez pontos de vantagem sobre a primeira equipa abaixo da “linha-de-água”.

Na perseguição à turma azul e branca continua o Sporting que, em Alvalade, recebeu e venceu por 3-1 a Naval 1º de Maio. O «leão» entrou forte no jogo e aos 14′, Pereirinha, a passe de Liedson, colocou a equipa leonina em vantagem, assinando o seu primeiro golo na temporada. A Naval não baixou os braços e volvidos três minutos Marinho aproveitou uma “oferta” de Miguel Veloso e serviu Marcelinho que repôs a igualdade no maracador. Mas o Sporting estava decidido a ganhar o jogo e o inevitável Liedson, à meia-hora de jogo, voltou a colocar a equipa de Paulo Bento na frente do marcador.

A segunda parte foi de baixa qualidade e a equipa da Figueira da Foz parecia aceitar o resultado. Mas foi já no período de descontos que Liedson marcaria o terceiro golo do Sporting e o segundo da conta pessoal. Com este resultado a Naval caiu um lugar na classificação enquanto que o Sporting se mantém na perseguição ao líder F.C.Porto e se afasta do Benfica.

Já o Benfica recebeu no Estádio da Luz a Académica à procura de “vingança” pela derrota imposta pelos «estudantes» por três bolas a zero na época passada. Puro engano. A equipa encarnada não mostrou argumentos para bater uma «briosa» muito bem organizada e com a lição bem estudada. Numa primeira parte fraca e onde o Benfica desperdiçou alguams ocasiões de golo, a turma orientada por Domingos Paciência aproveitou uma falha de marcação num pontapé de canto e Tiero de cabeça apontou o único golo do encontro.

Liga Portuguesa – 24ª Jornada

Resultados

Trofense -2 Nacional
Sp. Braga 1-1 Maritimo
Belenenses 2-1 V. Setúbal
Benfica 0-1 Académica
Porto 3-0 Estrela Amadora
Paços 1-1 V. Guimarães
Sporting 3-1 Naval
Leixões 1-0 Rio Ave

Classificação

1. F.C. Porto, 54 pontos
2. Sporting, 50 pontos
3. S.L. Benfica, 46 pontos
4. Nacional, 42 pontos
5. Braga, 41 pontos
6. Leixões, 38 pontos
7. Maritimo, 36 pontos
8. Académica, 31 pontos
9. V. Guimarães, 31 pontos
10. Est. Amadora, 27 pontos
11. Paços, 24 pontos
12. Naval, 24 pontos
13. Vit. Setúbal, 22 pontos
14. Beleneses, 20 pontos
15. Trofense, 19 pontos
16. Rio Ave, 17 pontos

Melhores Marcadores – Top 5

Néné (Nacional), 17 golos
Liedson (Sporting),11 golos
Baba (Maritimo) 10 golos
Lucho (F.C. Porto), 9 golos
Cardozo (Benfica), 9 golos

Na segunda parte, o Benfica entrou com outra atitude e esteve perto de marcar. Aimar e Cardozo acertaram nos ferros e, quando não havia os ferros, Peskovic demonstrou toda a sua qualidade com um punhado de boas intervenções. Com este resultado a Académica garante praticamente a manutenção enquanto que o Benfica se afasta da luta pelo título.

Nacional cada vez mais perto da Europa

Os madeirenses deslocaram-se a casa do aflito Trofense e deram um passo importante rumo ao sonho europeu ao vencer a equipa da casa por 2-1. Com um Nené de outro campeonato, o goleador brasileiro bisou na partida e garantiu três pontos muito importantes para a equipa de Manuel Machado que no final do jogo se mostrava muito confiante no apuramento para a Taça Europa. Por sua vez, Braga e Maritimo não foram além de um empate a zero em Braga. Os bracarenses desceram uma posição, por troca com o Nacional, mas mantêm a distância pontual para o Maritimo.

O Belenenses conquistou três pontos importantes a um concorrente directo na luta pela manutenção ao vencer em casa o Vitória de Setúbal por 2-1. Com este resultado, a equipa de Jaime Pacheco abandonou os lugares de descida. O Rio Ave perdeu frente ao Leixões por 1-0 e ocupa agora o último lugar da Liga Sagres. O Paços de Ferreira empatou em casa frente ao Vitória de Guimarães e subiu ao décimo-primeiro lugar da tabela classificativa.