É uma “ferramenta de orçamentação” grátis, disponível a partir de um site, que pode ser utilizada por “engenheiros, arquitectos e outros técnicos orçamentistas”. É com estas palavras que António Pinheiro, técnico da Practical Way Software, descreve o Orzare, o primeiro produto comercializado pela empresa nascida no seio da Universidade do Porto (UP)

Ao criar o Orzare, a empresa quis desenvolver uma ferramenta que ainda não estivesse disponível no mercado. Ao contrário das já existentes, o novo software “é gratuito, é online, pode estar disponível em qualquer parte e é também uma plataforma que vai reunir o catálogo dos fabricantes e fornecedores de materiais da construção”, revela António Pinheiro.

O software destina-se a qualquer pessoa que queira fazer um orçamento, sejam as indústrias de construção civil, fornecedores ou particulares, desde que envolvidos no sector da construção. Através desta plataforma, estabelece-se uma maior comunicação entre quem orçamenta e quem fornece os materiais.

Chegar ao mercado brasileiro e espanhol

Através do software disponível, a empresa, inserida no Parque de Ciência e Tecnologia da UP (UPTEC), pretende chegar aos mercados brasileiro e espanhol.

“A entrada no mercado brasileiro será mais ou menos simples porque como a plataforma é na Internet e está a ser desenvolvida em Português. Só temos que adaptá-la para a linguagem do Brasil. Neste momento já temos colaboradores no Brasil que estão a preparar terreno. A abordagem para o mercado espanhol ainda está a ser preparada”, declara o técnico.

O software vai ser apresentado na Tektónica 2009, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), de 19 a 23 de Maio. Com 400 expositores de projecção internacional e com a presença de figuras ligadas à construção civil, a Tektónica surgiu como o espaço ideal para apresentação do produto. “Isto poupa-nos o trabalho de andar a bater de porta em porta”, salienta António Pinheiro.