O centro de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto realizou, esta terça-feira (20), o último evento referente às comemorações do seu 15.º aniversário. Na cerimónia, foi apresentado um estudo que quantifica o impacto económico das startups, instaladas, graduadas ou ligadas, no PIB português, analisando comportamentos e tendências entre 2019 e 2021.

A Escola de Startups acolhe diversas áreas de negócio, como as artes, ciência, tecnologia, saúde e ambiente. Foto: Wikimedia

As empresas inseridas na rede da UPTEC – Parque da Ciência e da Tecnologia da Universidade do Porto contribuíram com 324 milhões de euros para o Produto Interno Bruto (PIB) português em 2021. No mesmo ano, o polo tecnológico da Universidade do Porto (UP) albergava, ao todo, 8600 postos de trabalho, dispersos por 249 empresas.

Os dados foram apresentados esta terça-feira (20), no âmbito da comemoração dos 15 anos da instituição. O estudo foi executado pelos professores Isabel Mota e Armindo Carvalho, da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Nele, foram analisados e quantificados os impactos económicos – diretos, indiretos e induzidos -, da UPTEC e das empresas (instaladas ou graduadas) entre 2019 e 2021. O objetivo foi delinear parâmetros como crescimento gradual do número de empregos, remunerações e receitas fiscais.

Os impactos diretos foram medidos mediante o conjunto de atividades integradas nas entidades e empresas englobadas na UPTEC. Já os efeitos indiretos são respetivos à atividade económica gerada através do consumo de bens e serviços que estas entidades e empresas mediam.

A escola de startups faz a ligação entre a UP e o mundo empresarial , com vista a permitir que empresas emergentes possam beneficiar de vários apoios, que contribuam para a sua evolução. Ao mesmo tempo, concede acesso a redes globais de crescimento. No período destacado denota-se um crescimento da economia – de facto, as entidades em atividade originaram 219 milhões em remunerações e 48,4 milhões de receitas fiscais.

Assim, a UPTEC apresentou um contributo para o PIB de 10,13% enquanto a economia nacional apontou uma taxa de crescimento médio anual de -1,64%. É de ressaltar que, dentro da análise, devem ser tidos em conta os efeitos e consequências da pandemia da Covid-19.

Em relação ao volume de negócio com vendas e serviços prestados, as empresas geraram um valor de 187 milhões de euros em 2021, sendo que 57% foi conseguido através de exportações.

Também em 2021, a UPTEC abrigava 182 empresas instaladas – sendo 21% destas Centros de Inovação, 11% Projetos Âncora e 68% Startups. Ao todo, empregavam cerca de 1631 colaboradores. Entre 2019 e 2021, estas empresas realizaram mais de 37 milhões de euros de investimento e mais de 161 milhões em exportações.

Somam-se a estas mais 66 empresas graduadas, ligadas à UPTEC – que criaram 1050 empregos e geraram, nos três anos analisados, 119,9 milhões de euros de exportações e 12,4 milhões de investimento.

O impacto total da atividade da UPTEC foi quantificado anualmente, durante este período, a fim de “controlar eventuais efeitos conjunturais” (como o impacto da crise pandémica), lê-se no documento, enviado ao JPN. Além disso, quer proporcionar informações quanto às tendências mais relevantes de cada segmento temporal analisado.

A cerimónia de apresentação do estudo marcou o fim das comemorações de aniversário da UPTEC – constituídas por 15 eventos que arrancaram em outubro do ano passado. Os festejos contaram com a presença do Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e da Presidente da UPTEC, Joana Resende.

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira