As próximas cinco edições do evento vão-se realizar nas Faculdades de Economia e de Engenharia da Universidade do Porto. Centenas de estudantes e mentores são esperados na primeira edição, que decorre entre 17 de julho e 5 de agosto.

A “European Innovation Academy” é um programa de empreendedorismo que reúne estudantes de todo o mundo. Foto: European Innovation Academy/Facebook

Reconhecido como o “maior programa de empreendedorismo tecnológico e digital do mundo”, a “European Innovation Academy” (EIA) vai-se realizar no Porto durante os próximos quatro anos, depois de várias edições em Cascais. A vinda do projeto é fruto do trabalho conjunto da Universidade do Porto (UP) e da Câmara Municipal do Porto (CMP), através da iniciativa ScaleUp Porto.

A primeira edição vai reunir mais de 500 estudantes de 120 universidades internacionais e 100 mentores e oradores durante três semanas nas instalações da Faculdade de Economia do Porto (FEP) e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Inserido no programa está um conjunto de formações que visa transmitir quais as etapas de criação e lançamento de projetos empreendedores.

Para as assegurar, está previsto o envolvimento de mentores e especialistas de diversas universidades internacionais, como Stanford e Berkeley, bem como de algumas empresas com sede em Silicon Valley, desde o Google até à Amazon, Microsoft, Facebook e Uber. “É uma formação onde [os participantes] contactam com professores, empreendedores, empresários e sobretudo uns com os outros”, afirma Joana Resende, pró-reitora da Universidade do Porto, em declarações à agência Lusa.

As três semanas de programa incidem sob várias áreas distintas, como gestão, negócios, marketing, tecnologia, design, software e investimento. A decorrer durante todo o dia, a manhã fica reservada a aulas de exposição de conceitos relacionados com empreendedorismo. Durante a tarde, os participantes, organizados em grupos, podem desenvolver os seus próprios projetos.

Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Foto: Nmcamacho/Wikimedia Commons

Citada pelo jornal “Diário de Notícias“, a pró-reitora da Universidade do Porto para o Planeamento Estratégico assinala que o curso não é “somente expositivo”, podendo eventualmente contribuir para “inovar nos métodos pedagógicos” adotados.

No seu site, a iniciativa descreve-se como “líder reconhecida em educação de empreendedorismo tecnológico”. Ao longo de nove anos de existência, reuniu já mais de 15 mil estudantes e professores de 85 países. Para além de formações, promove a discussão de ideias, o networking e a partilha de experiências de diferentes partes do mundo.

No decorrer do resto do ano, estão previstas pop-up sessions focadas na inovação e no empreendedorismo. As mesmas “pretendem aumentar o impacto desta academia [Universidade do Porto] na cidade, constituindo oportunidades para tornar o ecossistema empreendedor da Universidade e da cidade ainda mais vibrante”, ressalta Joana Resende.

A realização do programa na cidade do Porto foi confirmada na última sexta-feira, 11 de fevereiro, na Reitoria da UP, onde se deu a sua apresentação. Resulta de parceiras com a Santander Universidades e com a consultora Beta-i. No caso da primeira, quer o banco quer a própria universidade têm vindo a fornecer bolsas de participação na EIA desde 2017. No ano passado, das cinco equipas vencedoras do projeto, quatro contavam com estudantes da UP.

Com a realização do programa da EIA no Porto, cimenta-se a estratégia de “promover e dar a conhecer a cidade como um destino de eleição para inovação a jovens empreendedores de algumas das mais prestigiadas universidades do mundo”, como salienta a responsável pelo planeamento estratégico da universidade.

Joana Resende tem expectativas de que surjam “oportunidades para trabalhos futuros”, reforçando o papel da academia no empreendedorismo. O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) tinha apoiado 203 projetos até ao final de 2020.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha