O Instituto Europeu de Patentes (IEP) apresentou hoje uma caracterização dos pedidos de patentes efetuados pelos países europeus em 2022. Globalmente, Portugal apresentou cerca de 312 pedidos de patentes, o maior volume anual até a data, de acordo com o IEP. Este crescimento de solicitações contrasta com a evolução média ligeiramente negativa (-0,5%) verificada a nível europeu.

No território nacional, o número de pedidos é liderado pela startup Feedzai. Entre os dez primeiros, verifica-se ainda a presença de seis universidades e centros de investigação, o que sinaliza a relevância da contribuição académica neste requesito.

Com um somatório de 36,2%, a região norte continua sendo a principal fonte de pedidos em Portugal. Lisboa, por sua vez, concentra cerca de 25,3% do total de registos de patente portugueses.

Somando as tecnologias médicas e farmacêuticas, a saúde foi, em 2022, a indústria com maior número de pedidos de patente em Portugal. Contudo, o número de inovações nacionais aumentou cinco vezes mais na área da comunicação digital, sendo esta também a tecnologia com o maior número de pedidos de patentes a nível mundial.

Índice alemão diminuiu face ao ano anterior

Mundialmente, a Huawei foi a principal solicitante de patentes, o que ocorre pela quarta vez desde 2017. No top 10, incluem-se quatro empresas da Europa, duas da Coréia do Sul, duas dos Estados Unidos, uma da China e outra do Japão.

Entre os países que lideram a lista da Europa, somente o índice alemão diminuiu em 4,7%. Nos restantes países cimeiros, houve um aumento na atividade do mercado, incluindo a Suíça com 5,9%, Países Baixos com 3,5% e França com 1,9%.

A transformação digital e a busca por maior conectividade impulsionaram o crescimento na engenharia elétrica, que representa quase um terço de todos os pedidos de patentes submetidos ao IEP.

Apesar do período de instabilidade económica, estes dados demonstram como o mercado da União Europeia continua a ser apelativo para o exterior, garante o IEP.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro