O Guia do IRS Jovem explica como é que se pode aceder, quem pode usufruir, quanto se pode poupar, qual o impacto na carreira dos jovens trabalhadores e como preencher a declaração. A declaração pode ser entregue até 30 de junho.

IRS Jovem permite isenção do pagamento deste imposto sobre uma parte dos seus rendimentos. Foto: Edar/Pixabay

O Doutor Finanças, uma plataforma de finanças pessoais e familiares, lançou o Guia do IRS Jovem. A iniciativa reúne informações fiscais destinadas aos jovens trabalhadores para que tenham conhecimento de como podem usufruir do regime. A declaração pode ser entregue até 30 de junho.

O portal explica, entre outras coisas, como funciona o regime de tributação, a quem se destina, como aceder, quanto se pode poupar, qual o impacto na carreira dos jovens trabalhadores e como preencher a declaração.  

“Sabemos, de antemão, que o IRS Jovem gera uma série de dúvidas. É uma coisa relativamente recente. Todos os anos tem alterações e este público, muitas vezes, tem dificuldade em encontrar informação de forma clara e organizada”, refere Sara Antunes, diretora de conteúdos e assessoria do Doutor Finanças.

Sara Antunes acrescenta ainda que a elaboração do guia para o IRS Jovem serve para ajudar “as pessoas que precisam desta informação a tomarem decisões e perceberem o que está em causa”.

O IRS Jovem, criado em 2020, é um regime especial que se destina a jovens trabalhadores e que lhes permite beneficiarem da isenção do pagamento deste imposto sobre uma parte dos seus rendimentos. Os trabalhadores que tenham auferido rendimentos de categoria A (trabalhador dependente) ou B (trabalhadores independentes), durante os primeiros cinco anos de trabalho, seguidos ou interpolados, podem beneficiar deste regime.

A iniciativa tem como principais objetivos promover a independência financeira e incentivar os jovens qualificados a permanecerem em Portugal. 

Editado por Inês Pinto Pereira