Considerado um dos mais importantes investigadores químicos da atualidade, Michael Grätzel será distinguido pela Universidade do Porto (UP) com o título de Doutor Honoris Causa. Nesta sexta-feira (20), às 10h00, vai decorrer a cerimónia no Salão Nobre da Reitoria da UP, na Praça Gomes Teixeira.

Nascido em 1944, Grätzel é “pioneiro no campo da tecnologia fotovoltaica”, justifica a UP em comunicado, fazendo igualmente referência ao facto de ser habitualmente apontado como um possível “candidato a prémio Nobel na sua área”.

A atribuição do título de Doutor Honoris Causa ao investigador de nacionalidade suíça e ascendência alemã foi proposta pelo professor e investigador da Faculdade de Engenharia da UP (FEUP), Adélio Mendes. Posteriormente, a proposta foi também subscrita pela docente da FEUP, Arminda Alves, e pelo responsável do Departamento Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da UP (FEUP), Fernando Pereira.

Um “cientista reconhecido internacionalmente”, com um “currículo científico brilhante”, e “líder”, especialmente, na tecnologia fotovoltaica, explica Adélio Mendes, Grätzel está por detrás da invenção de células solares sensibilizadas com corante (DSSC), também conhecidas por “células de Grätzel”.

A partir destas, surgiram as células solares de perovskita (PSC), onde Grätzel teve um “papel muito importante”, afirma ao JPN o docente da FEUP. De acordo com o website da FEUP, as PSC “surpreenderam a comunidade científica mundial”, podendo “revolucionar a tecnologia fotovoltaica”, visto conseguirem produzir “mais 50% de eletricidade por unidade de área de painel”. Adélio Mendes acrescenta que a sua eficiência (25,7%) se aproxima da do silício, que corresponde a 26,1%, sendo as PSC uma “tecnologia mais barata” e “bastante mais versátil”.

Um cientista influente, que colabora há vários anos com a UP

Para além disso, o também professor da Escola Politécnica Federal de Lausana (EPFL), na Suíça, onde dirige o Laboratório de Fotónica e Interfaces, abriu um “novo caminho para a produção de combustíveis verdes”, tendo desenvolvido fotoelétrodos nanoestruturados, que “alargam o espectro de fontes de energia renovável que podem ser armazenadas”, segundo o comunicado da UP.

com cerca de 1.700 artigos publicados e mais de 320 mil citações, Grätzel é “um dos cientistas mais citados do mundo inteiro”, refere Adélio Mendes. O investigador com descendência alemã arrecada várias distinções de excelência, desde medalhas Diels-Planck-Lecture e August Wilhelm von Hofmann até prémios como Materials Today, Balzan, Fronteiras do Conhecimento da Fundação BBVA, entre muitos outros. Em 2019, o investigador deteve a primeira posição de uma lista da Universidade de Stanford de 100 mil cientistas mundiais líderes em diferentes domínios.

Prestes a receber o título de Doutor Honoris Causa pela UP, Grätzel apresenta uma “interação com a UP”, que se tem demonstrado “muito relevante”, afirma ao JPN Adélio Mendes. Desde 2008, o químico tem colaborado regularmente com o docente da FEUP, sendo ambos coautores da primeira patente de selagem a vidro assistida a laser de células solares sensibilizadas a corante.

Antes desta colaboração, que o professor considera “fabulosa”, Grätzel e Mendes conheceram-se numa conferência em Coimbra, em 2007. Aí, o químico mostrou-se “disponível” para colaborar, acabando por receber uma estudante de doutoramento na área da Engenharia Química, Luísa Andrade, que pôde desenvolver um projeto das células fotovoltaicas sensibilizadas com corante, em parceria com a EFACEC, como é referido pelo website de notícias da UP. Desde então, o docente indica que Grätzel recebeu mais investigadores do seu grupo e já participaram juntos em quatro projetos de investigação europeus.

Na cerimónia a ser realizada nesta sexta-feira (20), Adélio Mendes irá proferir o Elogio do Doutorando, algo que o professor da FEUP considera ser uma forma de “reviver uma colaboração muito importante” e de “agradecer” a Grätzel pelo que “fez à Universidade do Porto”. O evento contará, igualmente, com a participação do reeleito reitor da UP, António de Sousa Pereira, do diretor da FEUP, João Falcão e Cunha, e do antigo reitor Sebastião Feyo de Azevedo, que servirá como Padrinho do Doutorando.

Para além da cerimónia, Grätzel irá lecionar uma aula na FEUP, no mesmo dia, entre as 16h00 e as 17h15, de acordo com o website da FEUP.

Artigo editado por Filipa Silva