A Monumental Serenata marcou, à meia-noite deste domingo, o início dos festejos da semana da Queima das Fitas no Porto. A euforia tomou conta das ruas e o saudosismo foi a palavra de ordem entre os finalistas.

Ana Resende, aluna do último ano de Psicologia na Universidade do Porto, diz que “a noite da serenata traz um misto de emoções”. Para a futura psicóloga, “não são só emoções negativas, mas a tristeza, a angústia e a incerteza do que nos espera estão muito presentes”.

Queima do Porto no JPN

Até domingo, dia 10 de Maio, o JPN vai acompanhar os momentos mais emblemáticos da Queima das Fitas do Porto 2009. Das noites no Queimódromo às vibrações do Cortejo, passando pela música do FITA, não percas tudo o que interessa saber sobre a semana mais longa da academia do Porto.

“Deixar os nossos colegas e a faculdade marca o fim de uma grande etapa pela qual lutamos muito para alcançar. Esta é uma noite saudosa, a última como estudante”, define a finalista.

Se por um lado a melancolia se fez notar ao som do fado académico, por outro foi vencida pela euforia das ruas. Para Cristiana Moreira, que conclui agora o curso de Serviço Social na Universidade do Porto, esta semana siginifica “o final de uma grande etapa”. Mas apesar de ser uma noite “de saudade” espera divertir-se “ao máximo” nos próximos dias, que afinal são de comemoração.

A Queima das Fitas 2009 teve início na madrugada deste domingo, e segue até o dia 10 de Maio.