Os cientistas largam o laboratório e sobem ao palco durante esta sexta-feira, na Praça Gomes Teixeira, em frente à reitoria da Universidade do Porto (UP). O propósito é mostrar a gente de todas as idades aquilo que se faz na área da investigação e assinalar o regresso da “Noite dos Investigadores”, um evento de divulgação científica. Desmistificar ideias pré-concebidas do cidadão comum sobre os próprios cientistas é um outro objectivo do “Cientistas ao Palco”.

Das 14h00 às 00h30 (ver programa em PDF), um conjunto de investigadores de vários institutos e centros de investigação portuenses transformam-se em artistas e levam a cabo um conjunto de performances, que incluem peças teatrais interpretadas, encenadas e dirigidas pelos próprios cientistas.

Terão, ainda, lugar actividades interactivas, de participação livre, e também haverá espaço para um concerto de uma banda de rock e funk constituída por cientistas. No Café Científico haverá a possibilidade de discutir os temas mais actuais da ciência; já os museus da reitoria da UP poderão ser visitados durante todo o evento.

A iniciativa, a decorrer em simultâneo em várias cidades da União Europeia, é da Comissão Europeia e integra-se no programa “Marie Curie”, inserido no Sétimo Programa-Quadro da Comissão Europeia (FP7-People). O Porto é uma das quatro cidades portuguesas envolvidas no projecto, para além de Lisboa, Coimbra e Olhão.