Divulgar jovens promessas do cinema, apostar na formação de públicos, impulsionar o recurso a formatos audiovisuais inovadores e incentivar o convívio entre profissionais e amadores.

U.Frame na JPR:

A JPR está presente nas várias iniciativas do U.Frame. Acompanhe tudo aqui.

Atendendo a estas premissas, arranca, esta quarta-feira, a segunda edição do U.Frame – Festival Internacional de Vídeo Internacional, uma iniciativa da Universidade do Porto (UP) em colaboração com a Universidade da Coruña e a University of Texas at Austin.

Até domingo, o auditório da Biblioteca Almeida Garrett, nos jardins do Palácio de Cristal, recebe 72 jovens criadores, oriundos de sete países diferentes: Portugal, Estados Unidos, Brasil, Alemanha, Israel, Croácia e França.

Os filmes seleccionados (ver programa em PDF) concorrem em quatro áreas: Ficção, Animação, Experimental e Documentário.

É nesta última que se enquadra uma das películas que retrata, exactamente, a aposta da organização em formatos inovadores. “Mulheres da (segunda) via“, da autoria de Adriano Cerqueira, da Universidade do Porto, é um retrato da prostituição no Second Life, inteiramente produzido neste mundo virtual.

Cinema e formação

Com entrada livre, os filmes são exibidos de quinta a sábado, entre as 15h30 e as 19h30. Na noite do sábado conhecem-se os vencedores na sessão de encerramento, que tem lugar no Círculo Universitário do Porto, em Campo Alegre.

Do júri fazem parte elementos da U. Coruña, Vítor Almeida, professor da Faculdade de Belas Artes da UP, e Nuno Rodrigues, director do Festival de Curtas de Vila do Conde.

O festival continua a apostar na formação, estando previstos três workshops e quatro masterclasses, que se debruçam sobre temas como a animação em 3D, o cinema documental ou a produção de conteúdos em ambientes virtuais. Entre os formadores contam-se os nomes de Nuno Rodrigues, do actor Nuno Lopes (que também assegura, enquanto dj, uma festa no bar Passos Manuel, na sexta-feira) e de Nuno Duarte, das Produção Fictícias da área de formação das Produções Fictícias.

A entrada nas masterclasses é livre. Já para os workshops estão previstos preços especiais para estudantes da UP. Ambos necessitam de inscrição prévia junto da organização.