Construída em Alvite, Ribeira de Pena, distrito de Vila Real, a Casa Tóló tem sido aclamada internacionalmente por revistas de arquitectura e é alvo de teses de mestrado um pouco por todo o mundo.

A casa consiste numa habitação de férias com três quartos, casa de banho, salas de estar e jantar e uma pequena cozinha. A estrutura, que acompanha a topografia íngreme do terreno, é composta por variados volumes interligados, criando uma irregularidade que permite uma utilização mais racional do espaço.

Dessa maneira, as várias funções da casa são clarificadas com cada elevação correspondendo a um só compartimento. Álvaro Leite Siza vê na sua obra “uma mulher deitada e sensual”.

Para o autor, a Casa Tóló é um “projecto sentido e com personalidade”, fruto de “momentos de transe” próprios do processo de criação.

“É quando estás dias sem dormir, cansado, mal nutrido, quando já te dói o corpo, já te dói a alma, que as coisas começam a fluir. Não é preciso comer, não é preciso fumar, não é preciso nada. As coisas começam a fluir com uma coerência e uma unidade tal, que surgem momentos em que me sinto um instrumento de qualquer coisa. É um processo intuitivo.”