O evento “Absolut Creative House” abre, este sábado, as portas do Palacete António Pinto, antigo Conservatório de Música no Porto, para a inauguração de uma mostra de projectos criativos. O objectivo é promover um novo conceito de arte, mas, sobretudo, os artistas portugueses e “contrariar a ideia” que as pessoas têm em relação ao que “se faz cá dentro”, afirma Marina Costa, organizadora da iniciativa.

Entre os dias 6 e 13 de Março, cerca de 50 criações originais portuguesas, de áreas como a joalharia, imobiliário e artes plásticas, vão estar presentes na “Absolut Creative House”. O evento é promovido pelo Centro Cultural Artes em Partes, em parceria com a Absolut Vodka, e vai contar com propostas de, por exemplo, Luís Buchinho, Susana Barbosa, Nuno Gama e Museu da Chapelaria.

Em declarações ao JPN, Marina Costa referiu que os artistas são sobretudo do norte do país, até porque o evento “é muito centrado nas lojas do quarteirão da Miguel Bombarda e do centro do Porto”. Cada piso do edifício, estará dividido em áreas temáticas, como explica a organização.

“A ideia é que as pessoas venham ver”

Para além da “Absolut Creative House”, é também dia de inaugurações simultâneas das galerias da Rua Miguel Bombarda. Marina Costa salienta que a escolha do dia foi propositada: “Quantas mais coisas houver para ver, mais depressa uma pessoa vai e a ideia é que as pessoas venham ver.”

Quanto às expectativas, a organização não tem dúvidas que “vai tudo correr muito bem”. Para isso vai contribuir o facto de ser uma mostra “que não se resume só ao sábado”, uma vez que, depois do encerramento de domingo, vai continuar aberta durante a próxima semana até sábado, 13 de Março.