“Avatar” simboliza uma “nova fase na produção de cinema em termos de efeitos especiais”, apesar de ter uma “história banal”, refere o crítico de cinema, Mário Augusto, que, com estas palavras, atribui o lugar de favorito à superprodução de James Cameron, a par de “Estado de Guerra”.

“Nas Nuvens”, com George Clooney, também nomeado para Melhor Actor, é outro dos candidatos. “Distrito 9”, “Sacanas Sem Lei”, “Um Sonho Possível”, “Uma Outra Educação”, “Precious”, “Um Homem Sério” e “Up Altamente” fecham o grupo de nomeados na categoria de melhor filme.

Quanto à realização, há cinco nomeados. Entre eles está James Cameron, que concorre contra a ex-mulher Kathryn Bigelow, nomeada por “Estado de Guerra”. Podem ainda ganhar Quentin Tarantino, Lee Daniels ou Jason Reitman.

Produtor afastado da cerimónia:

Nicolas Chartier, produtor de “Estado de Guerra”, transgrediu as regras ao enviar uma mensagem de correio electrónico para os membros da Academia, apelando à votação no seu filme, em detrimento de “Avatar”. Na mensagem, o produtor francês pediu aos votantes para recompensarem o seu “filme independente” e não “uma longa-metragem de 500 milhões de dólares”. Caso “Estado de Guerra” vença o Óscar de Melhor Filme, Nicolas Chartier receberá o prémio fora da gala.

No grupo de filmes estrangeiros destaca-se o alemão “O laço Branco”.

Na representação, os nomeados masculinos são Jeff Bridges, George Clooney, Colin Firth, Morgan Freeman e Jeremy Renner. Mário Augusto diz que é possível a vitória de Bridges – que recebeu o Globo de Ouro -, não só pela qualidade do filme, mas também como um “acerto de contas com o passado”.

Para a estatueta de melhor actriz, o favoritismo vai para Meryl Streep e Sandra Bullock. “Dois nomes sonantes e cada uma à sua maneira merece o Óscar”, na opinião de Mário Augusto.

Para a 82.ª edição, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) , anunciou novas regras para eleger os vencedores. Mário Augusto menciona que o aumento dos nomeados (são agora dez candidatos) torna “a competição mais aguerrida e interessante”.

Steve Martin e Alec Baldwin são os anfitriões do espectáculo que se espera “mais breve e fresco”. Com emissão ao vivo para mais de 200 países a partir do Kodak Theatre, em Los Angeles, os vencedores podem ser conhecidos, em directo, na gala transmitida pela TVI.