Um estudo da empresa Cetelem, divulgado quinta-feira pelo Jornal de Notícias, revela que, à semelhança do que acontece em Espanha, França e Itália, a intenção de compra dos portugueses é inferior à intenção de poupar. Tal mudança nos hábitos dos portugueses acontece pela primeira vez em dez anos e pode ser explicada pela crise.

O escrutínio aconteceu em Dezembro de 2009 em doze países da União Europeia, através de 500 entrevistas. Alemanha, Bélgica, Eslováquia, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa e Rússia foram os países em estudo.

Outra das conclusões deste estudo é que os países do sul europeu demonstram uma clara tendência para preferir a poupança em vez do consumo. Contudo, tendo em conta os doze países em análise, a média europeia aponta para o consumo, o que de acordo com a responsável pelo estudo, Conceição Caldeira da Silva, se deve “aos países da Europa Central”, menos “poupados”.

Ainda de acordo com a responsável, os europeus não querem consumir “menos” mas sim “melhor”. As preferências continuam a pender para os produtos de lazer e viagens, bem como produtos para o lar e telemóveis.

Desta forma e em tempo de crise, os portugueses assumem que a conjuntura vai alterar a sua forma de consumir. De acordo com o estudo “74% dos portugueses respondeu sim” quando questionados se a crise vai afectar de forma “duradoura” as suas intenções de consumo.