O ciclo Nomadic.0910, que teve início em Setembro do ano passado, culmina com a exposição fotográfica “boilingpoint: a nomadic retrospective”, composta por fotografias de Luís Barbosa. A exposição está aberta ao público até esta terça-feira na Galeria dos Leões na Reitoria da Universidade do Porto (UP).

O Nomadic.0910, que surgiu do departamento de Cultura, Desporto e Lazer da Reitoria da UP, tem, como refere Heitor Alvelos, comissário do projecto, o intuito de “descobrir formas inovadoras e experimentais de cruzar as várias áreas do saber”. Assim, desde Setembro foram realizados mais de 30 momentos exploratórios em vários espaços da UP e da cidade, que se encontram agora representados nas diversas fotografias na exposição.

Para além dos eventos, quem visita a exposição pode decifrar a metáfora de “sopa” que constitui a imagem do Nomadic.0910. Heitor Alvelos explica, em declarações ao JPN, que a imagem da “sopa” foi escolhida pela “mistura de ingredientes que são as várias áreas do conhecimento que, ao ferverem juntos, se transformam noutra coisa”. Afinal, comer sopa “é uma actividade humana, quotidiana, mundana”. “Apresentar essa ligação do conhecimento àquilo que é o dia-a-dia das pessoas pareceu-nos interessante.”

Balanço “positivo”

Depois de seis meses a promover encontros entre a arte e a ciência, o balanço, para Maria Strecht, comissária do Nomadic, “foi positivo”. “Conseguimos realizar cerca de trinta eventos muito diversificados na sua natureza, nos seus temas, e também, nos espaços que tiveram lugar”, sublinha a comissária.

Mas para Heitor Alvelos ainda há trabalho a fazer: “Foi muito interessante realizar todas estas actividades mas em última instância tomamos gradualmente consciência de que este cruzamento de várias áreas do conhecimento é uma área para qual as pessoas precisam, provavelmente, de despertar.”

Do ciclo Nomadic.0910, o público podia esperar eventos distintos como ciclos de cinema, conferências ou mesmo concertos, o que explica a “adesão muito diversa” que os eventos tiveram. “Houve eventos mais bem recebidos que outros”, diz Alvelos.

O Nomadic.0910 encerra amanhã, terça-feira, mas no ar fica a possibilidade de um novo encontro entre Arte e Ciência. Para Heitor Alvelos, é “inevitável” que isso aconteça, devido “à necessidade de alertar as pessoas” para as relações entre arte e ciência.