Começa quinta-feira o V Festival Internacional de Tango do Porto, que se realiza na escola portuense “Lição de Tango”. Durante quatro dias, mais de 300 alunos vindos de todo o Mundo vão poder desfrutar da “magia do tango”. Os responsáveis pela organização do evento são o par de professores e bailarinos Fernando Jorge e Alexandra.

Fernando Jorge, em declarações ao JPN, entende que o festival é importante para cativar as pessoas para a dança. “O nosso objectivo é aumentar a comunidade tangueira em Portugal, fazê-la refinar nos seus gostos e, por isso, trazemos os melhores bailarinos argentinos”.

Fabián Peralta e Virginia Pandolfi, Horacio Godoy e Cecilia Berra, Lucila Cionci e Rodrigo “Joe” Corbata e Adrián Costa e Amanda Costa são os quatro pares convidados para leccionar neste quinto Festival de Tango. Pretende-se, segundo o organizador, trazer “a paixão e a magia que o tango argentino tem”.

O principal dia do Festival é sábado, com a Milonga de Gala, a actuação de música clássica e, ainda, a exibição de todos os bailarinos: oito argentinos e um par português. Nos restantos dias, os participantes poderão, todas as noites, participar em aulas, em milongas (que “são bailes dos tangueiros por excelência”), dançar umas com as outras e, assim, “desfrutar da magia do tango”, sublinha Fernando Jorge.