Nos laboratórios ficam os tubos de ensaio, as pipetas e as batas brancas. Hoje, os cientistas da Universidade do Porto (UP) trocam os instrumentos científicos pelos instrumentos musicais. A segunda edição da “Noite dos investigadores” prolonga-se até à meia-noite com concertos, peças de teatro e também várias actividades com os cientistas envolvidos no projecto.

Ao JPN, a responsável pela organização do evento diz que a iniciativa “pretende desmistificar a imagem dos cientistas perante a população”. Sónia Pereira garante que os investigadores “são pessoas normais e que têm interesses comuns como qualquer um de nós”.

Desde as 15h00 e até à meia-noite, os visitantes podem passar pela Praça Gomes Teixeira, (mais conhecida como Praça dos Leões) e conhecer o “outro lado dos cientistas”, como garante Sónia Pereira.

Além da música, com bandas compostas exclusivamente por cientistas, há ainda teatro, speed-datings com investigadores, observações astronómicas a bordo do Starlab, o Planetário Portátil do Centro de Astrofísica da UP ou então um café científico. Ao todo, 15 actividades para 9 horas de animação em plena Baixa do Porto.

A “Noite dos Investigadores” é uma iniciativa da Comissão Europeia. A nível nacional, a Universidade do Porto ficou responsável, este ano, pela monitorização dos eventos nas quatro cidades que recebem mais uma edição do evento: Porto, Coimbra, Lisboa e Olhão.