O Plano B anunciou hoje, segunda-feira, em comunicado, o cancelamento da quarta edição do festival de rua “Se esta rua fosse minha”, agendado para este sábado, 2 de Outubro.

“Por falta dos apoios necessários e imprescindíveis, não foram até à data reunidas as condições necessárias para a realização do projecto conforme os padrões e as expectativas que foram criadas ao longos das três edições já realizadas”, refere o documento.

Em declarações ao JPN, Rita Maia, organizadora do evento, responsabiliza a “conjuntura económica” pela falta de apoio dos patrocinadores e parceiros.

“Os patrocinadores estão com orçamentos reduzidos, não conseguimos apoios financeiros e mesmo o apoio logístico da Câmara foi reduzido. Era completamente impensável [realizar o festival]. Sabemos que a conjuntura não está fácil.”

A responsável tem também a noção que terá havido uma “banalização dos eventos de rua”, inclusive na própria Cândido dos Reis, o que pode fazer com que os patrocinadores “já não tenham o mesmo interesse”. “Estivemos a lutar até à ultima para a realização do festival”, diz Rita Maia, justificando o anúncio tardio. Aliás, já estavam escolhidos os artistas vencedores do concurso, promovido pelo Plano B, que seleccionou projectos que iriam integrar o festival.

Para já, ainda não é certo que o festival regresse para o ano. “Em princípio, sim…”, acredita Rita Maia.