A 15.ª edição do festival MEO Marés Vivas dá música a Vila Nova de Gaia nos dias 14, 15 e 16 de julho. Os bilhetes para o primeiro dia já estão esgotados. Da Weasel, Black Eyed Peas, J Balvin e The Script são os artistas mais esperados.

O palco do Marés Vivas volta a estar montado no antigo Parque de Campismo da Madalena, junto à frente marítima de Gaia. Foto: MEO Marés Vivas/Facebook

O antigo Parque de Campismo da Madalena, em Vila Nova de Gaia, volta a receber o MEO Marés Vivas, de 14 a 16 de julho. Com o primeiro dia do festival esgotado, os três dias de festa reúnem artistas nacionais e internacionais, sendo os Da Weasel, Black Eyed Peas, J Balvin e The Script os principais cabeças de cartaz.

O festival celebra o seu 15.º aniversário no mesmo local da edição passada. O recinto contará com cinco palcos: o Palco Meo, o Moche Stage, o Palco Sapo Comédia, o Palco Coca-Cola e o Palco Roda de Samba. Mais de 30 artistas, da música e da comédia, sobem aos diferentes palcos durante as três noites de programação.

O passe geral já se encontra esgotado, tal como os bilhetes para o primeiro dia, quando atuamos Da Weasel, que se reuniram pela primeira vez após um hiato de 12 anos no NOS Alive 2022. São dos nomes mais chamativos desta edição.

Jorge Lopes, diretor do MEO Marés Vivas, está confiante para a edição deste ano, depois do sucesso da edição passada. Em conversa com o JPN, o responsável afirma que “120 mil pessoas estiveram presentes no último ano” e que o “MEO Marés Vivas é um festival que esgota todos os anos”, algo que espera que volte a acontecer.

É um festival “que é para todas as idades”, agora com uma dimensão maior. O regresso ao antigo Parque de Campismo da Madalena resulta, segundo o responsável, dos elogios dos festivaleiros que frequentaram a edição passada e pelo desejo de crescer: “Tivemos 13 edições em outros recintos mais pequenos, sempre esgotados. E o festival tinha esta necessidade de se tornar maior para poder ter também outro tipo de conteúdos, para poder crescer. Nós, neste momento, somos um dos festivais com mais palcos, nós temos cinco palcos. Com isto, conseguimos ter diversos estilos, quer musicais, quer culturais”, afirma.

Num festival focado “no público português”, Jorge Lopes garante que a escolha de um cartaz totalmente português para o primeiro dia foi propositada: “Foi propositado. O MEO Marés Vivas sempre teve esta missão e sempre teve um palco dedicado à música portuguesa. Claro que é do nosso agrado que o primeiro dia a esgotar seja o dia com música portuguesa. Isto dá-nos algum regozijo e permite perceber que é possível ter um festival desta dimensão com música portuguesa”, remata. Para além o grupo de hip-hop tuga, Slow J, Os Quatro e Meia e Jorge Palma dão música a Vila Nova de Gaia, no primeiro dia de cartaz.

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por MEO Marés Vivas (@meomaresvivas)

O segundo dia tem J Balvin, artista colombiano conhecido por êxitos como “In da Getto” e “Bum Bum Tam Tam”, como principal atração. Pablo Alborán também é outro dos artistas mais esperados, prometendo levar o amor e uma música mais lenta ao Palco MEO. A música e a animação em língua portuguesa continuam com Carolina Deslandes, Bárbara Tinoco e Cláudia Pascoal.

Os Black Eyed Peas são o grande nome do último dia do MEO Marés Vivas deste ano. O grupo norte-americano levará os festivaleiros numa viagem pela música pop, revisitando os temas que os tornaram célebres, como o icónico “I Gotta Felling”. Os The Script, banda de rock alternativo irlandesa, também prometem um concerto emotivo. Os artistas estiveram em Portugal em novembro e este é o primeiro concerto em solo nacional desde a morte do guitarrista e co-fundador da banda, Mark Sheehan. Fernando Daniel e Xavier Rudd também integram a programação do dia 16.

Mas o festival não é feito só de música. O Palco Sapo Comédia volta para puxar pelas gargalhadas dos visitantes, contando com a presença de comediantes como Fernando Rocha, Eduardo Madeira e Hugo Sousa. Nomes do humor português em ascensão também terão oportunidade de se dar a conhecer, como Gonçalo Novo, Michelle Cascais, Miguel Sousa e Carol Branco. O diretor do festival confirma que a comédia tem ganho cada vez mais influência nos festivais de verão e é uma das principais apostas da organização.

Mesmo que a grande atração sejam os concertos, Jorge Lopes confirma que se podem esperar “algumas novidades”, principalmente junto ao Palco Roda de Samba, que se estreou no recinto em 2022. “Tivemos no ano passado a grande novidade do palco Roda de Samba, que teve um sucesso incrível e que este ano vai contar com algumas surpresas muito interessantes. É um palco que vai ter especial atenção”, sugere o responsável.

O “maior festival de música do norte do país” tem a Hyundai como a viatura oficial. Pela primeira vez, a marca sul-coreana assume “o serviço gratuito de boleias para todos os festivaleiros até ao recinto do MEO Marés Vivas”. O percurso e mais informações sobre os pontos de recolha estão disponíveis no site oficial do festival ou nas redes sociais da Hyundai Portugal.

Com muitas estreias a norte, a portugalidade, a segurança e a qualidade são mais-valias, para a organização, desta edição. Ainda estão disponíveis bilhetes diários para o dia 15 e 16 do MEO Marés Vivas 2023. Os bilhetes estão à venda nos locais habituais e com um custo de 45 euros.

Editado por Filipa Silva