A 10.ª edição do festival “Montepio Às Vezes o Amor” arranca esta quarta-feira. Em Dia dos Namorados, as "canções de amor" de Rui Veloso são o grande destaque. Até sábado, há 15 concertos de 13 artistas para ver em 11 cidades.

 Miguel Araujo e Rui Veloso em momentos no Concerto

Na foto, Miguel Araújo, à esquerda, acompanhado de Rui Veloso, artista que o autor de “Sangemil” convidou para um concerto no Coliseu do Porto, em 2017. Foto: Joana Patrocínio

É com “As canções de amor” de Rui Veloso que o festival “Montepio Às Vezes o Amor” vai celebrar o Dia dos Namorados, esta quarta-feira (14). O cantor, compositor e guitarrista vai levar ao Coliseu do Porto, a partir das 21h30, numa sessão já esgotada, os temas mais românticos do seu repertório, entre os quais não devem faltar o “Anel de Rubi” ou “Jura”. O artista nascido no Porto repete o espetáculo na noite de sábado, em Lisboa, no Campo Pequeno.

O festival volta assim a apostar no conceito “As canções de amor” lançado no ano passado, tendo sido convidado nessa altura Jorge Palma. O autor do “Bairro do Amor” fez-se acompanhar de uma orquestra, dirigida pelo maestro Cesário Costa, e pelas cantoras Marisa Liz, Márcia e A Garota Não,  e apresentou as canções que marcaram a sua vida. Um espetáculo que levou Jorge Palma a ser nomeado para um Globo de Ouro na categoria de “Melhor Atuação”. Este ano, o cantautor volta a fazer parte do alinhamento do festival, mas num concerto não temático. Atua também esta quarta-feira, em Aveiro, no Teatro Aveirense.

Ainda neste primeiro dia, atuam Carolina de Deus, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria; David Fonseca, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra; The Gift que sobem ao palco do Fórum Luísa Todi, em Setúbal; Ivandro que atua no Altice Fórum Braga; Ana Bacalhau, no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco; Buba Espinho, no auditório Carlos do Carmo, em Lagoa; e os GNR, no Europarque, em Santa Maria da da Feira.

Para quinta-feira, dia 15, Buba Espinho volta a subir ao palco do auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, naquela que será a única atuação do dia. 

Já no alinhamento de sexta- feira, 16, o festival continua com a atuação de João Pedro Pais, às 21h30, no palco do Teatro Municipal de Vila do Conde.

No último dia, sábado, atuam a fadista Raquel Tavares no Teatro Virgínia, em Torres Novas; Gisela João e Justin Stanton, nas Caldas da Rainha; Rui Veloso, em Lisboa; assim como, os GNR que dão um concerto, desta vez, no Cineteatro Amarante.

No total, o festival conta com treze artistas, quinze concertos, em onze cidades do país. Os bilhetes já se encontram disponíveis nos locais habituais e custam entre 17 euros e 60 euros. 

Editado por Filipa Silva